20.7.05

Fobias pessoais: a colheita de sangue


Quem não tem as suas manias? Quem não se deixa possuir por pequenos nadas que trazem um pouco do ridículo que nos invade? Entre coisas confessáveis e inconfessáveis, uns mais e outros menos, uns de peito aberto e outros recalcando essas manias – mas acredito que toca a todos. Serve o prolegómeno para me auto-desculpabilizar pela fobia de que vou dar conta. A fobia de tirar sangue.

Dizem-me: não dói nada! É verdade. Mas não é a dor que me traz insónias na véspera da colheita de sangue. É uma estranha fobia por agulhas espetadas nas veias. Explico-me melhor. Nem todas as agulhas me causam espécie. E há agulhas espetadas em determinadas veias que suporto sem o mínimo estoicismo. O problema está localizado. O bloqueio acontece quando uma zelosa técnica de análises me passa o algodão embebido em álcool na cova que divide o antebraço da parte superior do braço, aquele pedaço do corpo que as técnicas decidiram ser o melhor para fazer a colheita sanguínea, por as veias estarem mais salientes.

Há coisas esquisitas, para as quais o racional não fornece explicação. Lembro-me de me espetarem uma agulha numa das veias à mostra na face da mão, de uma vez que fui submetido a uma cirurgia. Por sinal, disseram-me, uma agulha bem mais grossa das que são usadas para fazer a colheita de sangue. Não tive problema em suportar o espetanço da agulha, nem de a transportar durante 48 horas. Quando pela frente está um dia de colheita de sangue, começo logo pela manhã a ter suores frios. Mentalizo-me que se trata de fraqueza, porque saltei o pequeno-almoço devido ao jejum obrigatório em dia de análises. Convenço-me que os suores frios têm essa explicação; não custa admitir que é um expediente que oblitera a verdadeira razão, o pavor quando me vão às veias. Quisesse ser heroínomano e teria um problema grave para derrotar.

Depois há as figuras tristes por que já passei. Houve de tudo um pouco, consoante as tácticas interiorizadas para tentar fazer da colheita de sangue uma coisa banal. Desde o pânico estampado na face – ou não conseguissem as técnicas analistas decifrar o pânico, a julgar pela pedagogia da tranquilidade que tentam incutir. Passando pela lividez, o mutismo que tentava esconder o temor pelo ataque às veias. Ou pela estratégia oposta, de falar pelos cotovelos com a senhora que me estava a subtrair o sangue, como se a senhora não conseguisse perceber que o palavreado prolífico mascarava o nervosismo de ocasião. Ou ainda um esboço de desfalecimento, assim que a função terminou e me levantei da cadeira. Uma vez, a tensão que tomou conta de mim bloqueou a artéria, forçando a uma mudança de braço e obrigando-me a deitar no chão, não fosse o desmaio bater à porta.

Chamam-me medricas quando assumo esta fobia. Quando a conversa descai para este tema, sinto-me tão desconfortável que peço para mudar de assunto. De resto, lamento que seja assaltado por este inexplicável medo. Como tenho um grupo sanguíneo de excelência (O positivo, que serve para todos os restantes grupos), preencho as condições para ser dador de sangue. Concedo: a fobia que me invade deixa o egoísmo falar mais alto que o altruísmo de ser dador de sangue. Por mais que me convença que devo mudar o comportamento, e aposte que consigo derrotar o medo e deitar-me numa marquesa doando sangue, quando chega a altura sou vencido pelos temores que me dominam por dentro.

Antecipar o ritual da colheita de sangue põe-me com tremuras. Por mais ridículo que seja – assumo-o – a agulha que vai esventrar a veia, depois de uma suave palmadinha para acirrar a veia, deixa-me em pânico. Aqueles instantes em que uma ligeira dor percorre a zona contígua à picada da agulha, seguidos pelos momentos em que sinto a dormência latejante do sangue a escorrer para fora do corpo, são segundos que se eternizam, são intermináveis minutos. Só quando a invasora veia se desprende do meu corpo consigo respirar fundo e baixar a frequência cardíaca. Terminado o suplício, anseio que não haja médicos ou exames obrigatórios que exijam, tão cedo, a repetição de todo o ritual da minha consumição.

53 comentários:

Anónimo disse...

ja somos dois! tal e qual o que escreveste é o que eu sinto..é um inferno e espero não ter de dar sangue tão cedo,senão passo mal na certa...

Anónimo disse...

Porra, sinto precisamente o mesmo,eu peço para me dar numa zona diferente do braço, pois de se espetam a agulha c ele aberto, eu vomito seja o que for, mas nunca cheguei a desmaiar, no entanto, as vacinas e anastesias dentais, nunca me fizeram tanta impressão, é sempre a porcaria da colheita de sangue.E por incrível que pareçe,em pleno Século XXI ainda inventaram um sistema para substituir as agulhas,porra!!!!Como é q as sangesugas tiram o sangue??faziam uma coisa do género...andavam aí a falar de um sistema a vácuo,espero que brevemente esteja disponível, pois ando sempre a adiar análises...é a pior coisa do mundo pra mim, pois n consigo controlar!!!!!

Anónimo disse...

Então somos quatro...eu não teria descrito melhor o pavor que sinto quando vou fazer análises...é um autêntico suplício...fico fora de mim...a maior parte das vezes, o meu pânico é tanto e fico tão contraída que o sangue não sai. Não consigo de todo descontrair! Porque será?

Anónimo disse...

Parece que este meu comentário aparece passados muitos meses após publicação do texto, mas não posso ir sem deixar o meu testemunho.
Dou os meus parabéns a quem diz "ter fobia de tirar sangue", mas que no entanto, consegue faze-lo. Gostava de ter tomates para fazer o mesmo, mas a verdade é que (acho) que prefiro morrer a tirar sangue. Parvoice?Sim, talvez.
Mas no meio disto tudo, confesso que ainda me faz mais confusão a forma fria, impessoal que as técnicas de análises usam para conseguir "domar" o paciente. Aquando o termino do curso não terão tido cadeiras de Psicologia para saber lidar com estas situações?!!A pergunta fica. Espero que não seja retórica.

nequinhaz disse...

Odei-o tambem fazer analises, é a pior coisa que me podem mandar fazer, é HORRIVEL, ja não custa tanto nas vacinas... mas o melhor é nem pençar nisso...

Anónimo disse...

é exatamente o que sinto.. já tentei de tudo. ultimamente, estou forçando a barra e me obrigando a fazer exames a cada 3 meses. AMANHÃ vou fazer e vou tomar um ansiolítico antes, de efeito rápido. Espero que dê certo.

Débora disse...

Meus Dues ! eu achei que isso só acontecesse COMIGO, todo mundo diz que é frescura, mas NÃO É ! Eu não gosto nem que toquem nos meus pulsos nem na "parte de tirar sangue" do meu antebraço :s
Ou sejá, tenho PAVOR de agulhas em articulações, e a minha mãe achava que fosse invenção minha, pois eu coloquei um piercing no umbigo sem fazer escandalo :x

Gавяιэlа disse...

Eu sinto o mesmo medo, as vezes fico com tanta raiva de mim que chego a chorar de raiva, tenho medo de chegar a ficar com alguma doença e não dar tempo de trata-lá, já que não consigo tirar sangue para fazer os exames, hoje mesmo fiz minha mãe passar vergonha, pois sai correndo do hospital quando me chamar para a colheita . Ela acha que é frescura minha, mais passo mal de verdade, antes mesmo de colher já sinto que em meu braço á um furo e não consigo nem meche-lo, sei que é psicológico, e também sei que não dói tanto, mais é algo mais forte que eu, pois até piercing no nariz penso em por, mais se me falam de colheita de sangue passo mal de verdade, será que tem cura ?

Daianny disse...

Sofro desse mal desde os meus 7 anos, primeira e ultima vez que me forçaram a tirar sangue. Sim, foi a força mesmo. E até hoje aos 30 anos não consigo apagar aquelas terríveis imagens de terror e gritos do meu subconsciente.
Conviver com isso me causa tristeza profunda, em alguns casos choro, choro muito. Pq sinto aquela dor, sinto aquelas mãos me segurando, me apertando, e eu, numa tentativa de pedir ajuda, de alguém entender o meu suplicio, de por favor, me tirem daqui, tudo em vão. Pois a única pessoa que poderia me ajudar, foi a que me levou naquele lugar de tortura e me segurou forçosamente, depois de me contar uma mentira, para que eu acreditasse, na minha ingenua inocencia. Foi o meu pai. Minha mãe tava junto, mas nada pôde fazer. Eu sofri, como sofro até hoje. 30 anos e malmente consigo passar pela porta de um laboratório, não consigo ficar numa posição que exiga o braço esticado, sinto medo, pavor, falta de ar. Queria que tivesse cura. Mas pra fobia há cura?
Eu parabenizo ás pessoas que mesmo com medo, conseguem fazer o exame. Eu não consigo, já tentei, já deixei de fazer muitas coisas, que depedem de exame de sangue. Pq não dá, já cheguei ao ponto que querer morrer, do que entrar num hospital, pra fazer um exame, ou algo assim. Conviver com isso é muito dificil.
Quem quiser dividr essa dor comigo ou relatar suas experiências mandem e-mail para: daianny2004@hotmail.com

Parabéns ao autor do post! Adorei!

Anónimo disse...

Decidi pesquisar este tema ao fim de 34 anos de vida ;) Encontrei esta partilha e agradeço por ela! sinto o mesmo. Posso levar vacinas, injecções, soro, anestesias no dentista que nada me afecta. se é para tirar sangue no braço, não durmo, fico cheia de calores, sinto-me mal e ja cheguei a desmaiar. queria ter filhos mas so de pensar na quantidade de analises, estou a a adiar... que barreira estupida! e dps poucos nos entendem. a realidade é que aquilo nao doi nada, mas nao é o doer!

Anónimo disse...

eu sofro desse mesmo problema... vc descreveu todo o pavor q sinto quando pelo ao menos imagina fazer exame de sangue.... E olha q sou academica de biomedicina, rsrsrsrs, nos estagios eu fico fugindo pra nao ter q ver esse tipo de exame... só de ver eu imagino q é em mim rsrsrs

Anónimo disse...

É, eu vou ter que tirar sangue hoje (12/01/12) e, já são 01:33h e, não consigo dormir, tamanha é a minha aflição. Já até bolei um plano, vou fugir de casa por umas 3h, quando der 6:30h, aí quando eu voltar espero que meus pais não me forcem a extrair o sangue.
Torçam por mim.

Anónimo disse...

eu não posso ver sangue e nem posso ver agulhas. desmaiei quando tirei um pico de uma rosa do meu dedo. desmaiei quando fiz as minhas sobrancelhas, desmaiei quando furei as orelhas e também desmaiei quando vi uma ferida grave cheia de sangue da minha amiga.não sei o que tenho, será que é grave? será que passa? quando desmaiei por causa que furei as orelhas foi preciso até a ambulância vir me buscar. ás vezes tenho vergonha de ser assim... e não sei o que fazer

Anónimo disse...

Olá aos amigos de fobia. O meu caso é tão grave que eu trabalho numa grande empresa com um ótimo salário, mas se a empresa exigir que eu faça exame de sangue eu peço a a conta na hora. O que sinto é inesplicável, se eu estiver numa roda em que esteja falando sobre sangue, artérias, em 5 minutos eu desmaio. Riam, mas é algo inesplicável. Mas o engraçado que aquele exame que se faz na ponta dos dedos eu faço sem problema. Será que terapia com pscicólogo resolve isso, ou talvês uma regressão ?

Elisabete disse...

O seu texto está excelente. Sinto exactamente o mesmo! Também me revejo nos comentários anteriores.

Hoje de manhã fui tirar sangue e tive de me deitar como de costume. A técnica que fez a colheita foi muito atenciosa e cuidadosa, mas senti-me mal, mesmo deitada. Só de imaginar que a agulha está a extrarir o sangue me aflige.
Mas o meu problema não é apenas nas análises, é geral. Tudo o que mete sangue me faz desmaiar ou sentir-me muito mal. É uma angústia tremenda. Não posso ajudar ninguém que esteja a sangrar à minha frente pq nem me posso aproximar.
Desinfectar feridas ou tratar golpes infectados já não me faz aflição, trato sem problemas de maior, mas nada de hemorragias...
Sei que há ajuda e tratamento psicológico para isso e vou tentar pq não se pode viver assim (desde a infância).

Anónimo disse...

Fiz uma colheita de sangue sexta-feira passada,comecei a tremer descontroladamente e desmaiei no laboratório,depois de muito tempo conseguiram coletar!Mas é terrível,não durmo a semana toda,parece que estou indo à forca!!!

Anónimo disse...

Esse texto me descreveu! Veias saltadas em qualquer parte do corpo, principalmente na "parte de tirar sangue" e no pulso me dão muita agonia. Quando vou fazer algum exame de sangue, minha pressão sempre cai, acho que não por saber que estão tirando sangue de mim, mas por saber que tem uma agulha perfurando minha veia! É terrível, tenho medo de quando engravidar, e tiver que fazer vários exames sempre!

Anónimo disse...

Já inventaram há + de 1 ano em Portugal uma forma de fazer análises completas apenas com uma gotinha de sangue tirada do dedo....só k os laboratórios não kerem isso não....tal tecnica pode ser usada pelos proprios medicos durante a consulta e sair os resultados em 10 minutos...mas isso seria uma perda de milhoes para laboratorios....é tudo uma questao de interesses....nao importa as pessoas k sofram destas fobias e k passam mt mal....e k acabam por desenvolver certas doenças pk nao se atrevem fazer analises ao sangue....infelizmente a realidade deste mundo é esta mesmo...já ha tecnologias avançadas o suficiente pra recolha de sangue o menos invasiva possivel...mas nao sao utilizadas devido a interesses de grandes empresas....

Dayse Rodrigues disse...

estou grávida e só por isso vou encarar! Queria q houvesse sensibilidade e que houvesse mais informação e tratamento para esse tipo de fobia, assim como um modo alternativo, com alguma sedação ou hipnose... até existe, ms não é facil encontrar... Estou num sofrimento terrível! Só Deus sabe minha angústia e o dia é amanhã! Já sei que não durmo nessa noite, mas fazer o q , é pelo baby.... Snifff!!!!

Anónimo disse...

Só de acompanhar alguém para tirar sangue me cai a pressao, fico pálido, prestes a desmaiar.

Didi disse...

Nossa, nunca me senti tão em casa lendo esse texto e os comentários!
Bom, sinto um pouco de cada comentario acima...

Engraçado que o medo de sangue eu acho que não é nada lógico.
Tipo, eu vejo Dexter, vejo filmes com tiroteio, vejo filmes que os personagens levam facada, mas se alguem tiver um corte no dedo, no pulso ou no pescoço, eu passo mal, desmaio, fico verde, branca, roxa, amarela, vomito horrores, não faz sentido!

Filme de vampiro então? Entrevista com vampiro eu lembro que na epoca que passou minhas amigas falaram tanto que era bom que eu tive q mudar algo na minha TV para ver o DVD em PB, ou seja, vi o filme em preto e branco para não desmaiar.. e mesmo assim, só de imaginar já me deixava enjoada!

Semana passada eu tive um mal estar de 30 minutos pq saiu uma casquinha de mordida de pernilongo e sangrou muito, e foi aquela trajetória horrivel.

Filhos eu já desisti desde criança... hoje eu dia não sinto vontade, mas sei que muito dessa vontade veio do medo de ter q encarar a agulha. Mas esse não é o maior problema hoje em dia para mim... o lance de não conseguir dominar meu sentimento, meu corpo, é horrivel!
Parece que um espirito baixa, toma conta do meu corpo, e só faz mal! muito mal! E até ele ir embora, aquela pessoa normal que eu conheco foi dominada por algo tão mais forte que ela... é horrivel!

Vou ter q encarar um exame agora no natal... estou aqui uma semana antes tentando me preparar... mas acho que como a maioria aqui, esse medo toma parte da nossa vida em situações nos deixam até nos sentindo pra baixo.. diferentes...

Espero que um dia a gente consiga superar isso!!! =)

Pacheco disse...

hoje eu precisei fazer exame de sangue e tomar vacina antitetânica,eu tenho muiiiito medo de tirar sangue,pela agonia de ter uma agulha e de te "puxarem" sangue,mas todo mundo sabe que a antitetânica e a coisa mais dolorosa do mundo(so perde pra benzetacil)eu estava com tanto medo da antitetânica que fui tranquilo no exame,mas tirar sangue nao tem nada de bom =(

Anónimo disse...

Entendo perfeitamente o que você descreve.Por mais que racionalmente a gente saiba que não é nada demais, algo mais forte domina, né? Eu simplesmente não lembro de uma unica vez em toda a vida de ter conseguido extrair sangue sem ter desmaiado até mais de uma vez na mesma sessão! Sempre constrangedor. Nunca soube ao certo se o problema é com o sangue ou com a agulha, mas o fato é que basta iniciarem o procedimento para que eu perca os sentidos quase que instantaneamente, tornando a situação sempre patética.

Anónimo disse...

Caara amanhã vou coler sangue e to morrendo aqui ><
#MEDO

Anónimo disse...

Caraca...eu pensei que era a única! Fui fazer o procedimento e simplismente não saiu nada! Fiquei revoltada.Minha mão ficou igual um cubo de gelo.Quando a enfermeira dava aqueles tapinhas com o dedo então...nem posso lembrar.
Amanhã vou tentar denovo.Deus me ajude!

Unknown disse...

Nossa ! amanha tenho um exame de sangue pra fazer ja to com mó tensão, pq a utima vez q fiz foi exatamente assim, só não cái no chão pq eu estava acompanhada pelo meu pai, espero que nçao aconteça novo ! Amém

Anónimo disse...

Eu ha muitos anos não fazia, hoje quando vi que iam tirar 6 vidrinhos, falei que minha vista estava escurecendo, colocaram minha cabeça pra baixo, e depois acordei em outra sala com um monte enfermeiras do posto batendo da minha cara e colocando uma especie de sonda com ar no nariz pra eu voltar. Nunca mais, morro de qualquer doença, mas tirar sangue de novo, só se der alguma droga pra dormir.

disse...

Quando li seu artigo, parecia que tinha sido escrito por mim! Durante algum tempo consegui ter um pouco de controle (tenho hipotireoidismo, preciso fazer exames de sangue anuais),mas ultimamente tenho tido até convulsões, o pior é que meus 2 filhos tem o mesmo problema...

dollmaster disse...

Alguém me diz como fazer para suportar tamanha agonia. Eu estou cansado de perder chances de empregos por causa dessa hematofobia. Tem 14 anos que não tiro sangue, estou doente psicologicamente, já tentei terapia e tudo. Alguém conhece algum método de, sei lá, se desligar completamente do procedimento? Eu queria que fosse possível fazer isso dopado ou inconsciente. Fiz um teste de emprego pra trabalhar na Santa Casa, mas já bate o desânimo por saber que vou perder mais esse emprego.

Dayse Rodrigues disse...

A terapia certa é a cognitivo comportamental.... eu mesma estou procurando pelo meu convênio.... Já perdi empregos e no ano passado um bebê... O medo é tanto que acabei deixando meus exames de pré-natal pra ultima hora, já tava de 3 meses.... não sei se foi isso, mas serviu de aviso.... tenho um colega que é hipnólogo, mas eu não sei se eu me deixaria hipnotizar sob a tensão de ser furada....

Anónimo disse...

Sinto quase o mesmo.. Não suporto ver aquela maldita agulha perfurar minha veia e puxar o sangue para fora...grito, faço um escândalo, para conseguir suportar a dor. Mas o pior são as pessoas que não te entendem, só porque não dói assim nelas. Para mim, é o exame mais doloroso que existe em toda a Terra. Agora, sei que não estou tãoo sozinha nessa.

Anónimo disse...

Fui traumatizada na infancia por isso. Eu tinha uns 7 anos e o medico pediu para eu fazer um exame de sangue onde eu ficava com uma agulha no braço por 4 horas tirando meu sangue, e na semana seguinte 2 hrs tirando sangue, apos isso sempre suo frio, choro e tremo ao pensar em tirar sangue, pois lembro daquela cen.

Anónimo disse...

Estou surpresa de ler os comentários, pois também pensava que era a única a ter pavor desses exames de sangue. já deixei vencer vários pedidos e tem outro na gaveta à dois meses aguardando "a coragem" de fazer. Fiquei fria e tensa só em ler os comentários, . Acho que tenho mais medo de fazer o exames do que "saber o resultado"!!!

Gina disse...

Beeeem, já não me sinto nada sozinha neste meu pânico de tirar sangue!Da ultima vez que consegui tirar tive de ir duas vezes ao laboratório porque no primeiro dia, mal me começaram a friccionar a cova do braço começei logo a iniciar o processo de desmaio e já não consegui tirar sangue nesse dia, tendo que ir no dia a seguir para as fazer, desta vez deitada fui bem sucedida ainda que me tenha sentido mal. Recentemente foram-me pedidos mais exames, desde o dia 1 de Setembro que ando a tentar fazer uma segunda colheita pedida na credencial e o sangue não sai, ainda que as tente fazer deitada. Resultado, ando toda picada e sangue nada."Será que desenvolvi inconscientemente uma fobia por agulhas?"Pedi para ir lá fazer nova tentativa na proxima segunda feira dia 8 de Setembro 2014 para ver se desta é que é.Desejem-me sorte!

Mariana disse...

Revejo-me em muitos dos comentários.
Creio que a primeira vez que tirei sangue era pequena e foi uma prima da minha mãe que me tirou sangue e a minha mãe foi comigo.Eu talvez tivesse 7 anos. Não me lembro de ter tido medo nessa altura mas lembro-me que ao sair tive de descer pelo elevador com a minha mãe e lembro-me de estar no elevador e ter a sensação de que iria desmaiar. Mas não desmaiei. A minha mãe depois levou-me a uma pastelaria próxima comer um bolo.

Hoje em dia tenho 27 anos e pavor de tirar sangue. Para já tenho sempre a sensação de que vou desmaiar depois de tirar, nunca desmaiei, mas tenho quebra de tensão. Depois adio como muitos aqui as análises o quanto puder. Por exemplo, se a minha médica de família me passa um papel para fazer análises e é válido por 3 meses, só no último dia vou lá.
Depois no local onde vão tirar sangue aviso sempre os profissionais de que não gosto e normalmente sinto-me mal.
Também vou fazendo conversa com eles para ir adiando a situação. Frequentemente, depois de já terem passado o algodão, digo para esperarem um bocadinho, que ainda não estou preparada...Na hora tento respirar fundo e fechar os olhos com muita força, não ver nada, e esperar para aquilo acabar. Sinto o profissional a colocar a agulha e começo a sentir a tal sensação de tontura...sempre a respirar fundo...
Da última vez foi pior, pois fui ao hospital e para me diagnosticarem tiveram de tirar-me sangue duas vezes. E eu não tinha comido nada, da primeira vez a enfermeira disse que não estava a correr sangue...teve de picar várias vezes até sair...e tive de abrir e fechar a mão com a quilo espetado para sair sangue vagarosamente...e a agonia prolongou-se...da 2a vez foram para o outro braço, picaram n vezes, não saia sangue, tiveram de tirar o pensinho do outro braço e picar mais vezes e no fim lá saiu...devagarinho, durou demasiado tempo, foi muito penoso...
Por fim, passado uns dias notei os hematomas com que fiquei nos braços...

Deve existir sim uma forma mais fácil de obter algumas das informações para as quais querem exame de sangue. Também já pensei que seria ótimo fazê-lo se eu não tivesse de estar consciente...

Não tenho problemas com o dentista fazer tudo o que tiver que fazer na minha boca...dar injeção, usar as brocas...

Não gosto de levar vacinas, também tento evitar e fecho os olhos e respiro fundo...

Depois outro problema em tirar sangue e nas vacinas é que a reação instintiva é fugir com o braço...mas não se pode fugir, senão é pior ou arranjamos um problema sério, não dá para mexer...

Também tenho problema em medir a tensão, sei que não tem agulhas, nem sangue visível, mas só consigo descrever como uma sensação de apertar o braço até um ponto que parece que ele vai explodir e depois quando se volta a sentir o pulsar do sangue no braço a sensação é horrível...nesta situação de medir a tensão isso pode afetar os resultados, por estar nervosa e quase em pânico.

Resumidamente, tenho fobia de tirar sangue, levar vacina e fazer teste da pressão arterial mas pelo menos não estou sozinha, obrigada pelas vossas partilhas!!

Anónimo disse...

Aiih Geentee vou tirar sangue amanha e morru de medu fico palida suo friu comesso a tremer minha mao sua, alem deu ja tremer e suar naturalmente , fico tonta e com uma aflição enooorme.
Tds ja falaram "vira o rosto" nao doi nada" é rapidinho nem vai sinti" + o motivo n é doer é so d pensar a agulha furando minha veia ja mi da tontura ><
Na ultima vez que fui tirar passei uma vergonha enoorme 5 pessoas mi sigurando so para coletar meu sangue, os idiotas sombao da minha cara maisoque possu faze nnao cunsigo me sigura >< ai gent mi ajudaaa >< amanha é o dia :(
ai ja mi da calafrios so de imaginaa :(

Unknown disse...

bom dia.
finalmente encontro pessoas que passam pelo mesmo problema que eu passo :(
tenho 33 anos e trabalho numa autarquia. sempre tive fobia de tirar sangue, e tinha medo de todas as outras agulhas, principalmente aquelas que entravam na veia. desde os meus 8, 9 anos que não tiro sangue e toda esta fobia tem vindo a piorar. hoje em dia não tolero mesmo agulhas e só de pensar fico em pânico. À 9 anos entrei para os quadros da função pública e foi pedido que tirasse sangue, falei com a médica e ela receitou um calmante. sei que não resultou e eu com 23 ou 24 anos simplesmente fugi a correr do laboratório e só parei em casa. Falei novamente com a médica e ela disse que teria de fazer terapia. Fiz psicoterapia durante meses e não resultou em nada. entretanto acho que piorou porque deixei de conseguir levar vacinas e ir ao dentista, aliás a ultima vez q fui ao dentista arranjei um dente a sangue frio :( . Agora voltaram a chamar-me para exames e mais uma vez entrei em pânico. Será que não existe mesmo possibilidade de me porem a dormir sem riscos???? Não sei o que fazer. tudo na vida eu consigo ultrapassar e isto que supostamente é algo tão simples não consigo :( tenho medo do futuro.

Anónimo disse...

Me identifico c a maioria dos comentários ! Toda vez q tenho que fazer exame d sangue é uma luta ! Passo mal ja na cadeira pra tirar o sangue... fico pálida cai minha pressao ... e nunca gostei q alguem aperte meu pulso.. ou no lugat aonde tira sangue do braço tenho uma baita aflição

Unknown disse...

EU TENHO CORAGEM DE IR TIRAR SANGUE , MAS SE O MEDICO ENFIAR A AGULHA NO MEU BRAÇO E NÃO SAIR NADA , E AI ELE VAI ENFIA NO OUTRO BRAÇO E NÃO CONSEGUE TAMBÉM , A MINHA PRESSÃO COMEÇA A CAIR. SE O MEDICO ERRAR O PRIMEIRO FURO JÁ ERA, EU COMEÇO A SUAR FRIO E PASSAR MAU E CONFORME
FOR FURANDO MAIS E MAIS ERRADO EU ATÉ APAGO . TEM ENFERMEIRO QUE ABEM LIDAR COM ESSE TIPO DE PESSOA MAIS SÃO MUITO POUCOS

Anónimo disse...

Eu não suporto agulhas.quando vou começo a tremer e respirar ofegante fecho os olhos mais só de sentir a agulha o meu corpo inteiro gela e me sinto como um se àquilo fosse fatal.não acaba .Não falo nada e as lágrimas sempre querem sair. sinto bem mais dor que o normal.

Marco Pernas disse...

Amigos eu passo pelo mesmo, ainda hoje pela segunda vez fui ao laboratório e com garrote metido e tudo não consenti que me tirassem sangue!!!Simplesmente não consigo, fico em pânico,já é a segunda vez que me acontece, alguém que saiba como me ajudar que diga!!!Tenho 34 anos!!!

Anónimo disse...

Oi pessoal, hoje tive que fazer um exame de sangue e o meu medo foi tão grande que comecei chorar desde ontem. Como fui atendida por bons profissionais a coleta foi rapida e doeu bem menos do que eu esperava, esse exame de hj me deixou aliviada pois comparado com o metodo de alguns anos atras foi bem tranquilo ! Sei q vcs vao conseguir tambem...

Anónimo disse...

Eu li todas as postagens aqui e me deu vontade de responder a todas, mas é impossível.
Tenho a resposta e a solução para esse tipo de problema. Eu também sofro desse mal, ou melhor, sofria. Hoje não deixo certos enfermeiros ou médicos me humilharem, dizendo: "que vergonha um homem desse tamanho tendo medo de exame de sangue". Tem crianças de 6 meses que também tem esse problema.. Descobri quase sem querer como resolver isso. É simples, mas não sei por que a classe médica não usa em respeito aos pacientes. 1º vou falar o que acontece quando se está extraindo sangue, mesmo em dose pequena no caso de um simples hemograma. No corpo tem um volume certo de sangue. Quando é extraído, o sangue começa a tomar velocidade pra ocupar o espaço vazio. Com isso a nossa pressão começa a baixar, causando a tontura. É o mesmo que você correr a exaustão. A pessoa tonteia, pois também tem o problema da falta de oxigênio do cérebro. Normalmente isso ocorre com quem já tem algum sintoma de pressão baixa, que é o meu caso. No calor eu sinto mais. Imagina uma pessoa que já tem pressão baixa em jejum. Piora ainda mais, né. Sendo assim o corpo não vai aceitar qualquer retirada de sangue no sistema normal que esses enfermeiros estão acostumados...A pessoa vai tontear sim e pode até desmaiar.
Então qual a solução ? Descobri por acaso....Na minha última vez, avisei o enfermeiro que não gostava muito de exames de sangue..Ele apenas me disse. É só ficar calmo. Não me disse nada animador né, pois todos dizem isso, Pois bem... To ali com meu braço esticado aguardando pro sacrifício, esperando a hora de os mosquitinhos aparecerem nos meus olhos, ou pior. Desmaiar. Quando pra minha surpresa ele, o enfermeiro me pergunta; Tá tudo bem ? Eu respondi que sim e que ele podia continuar, pois a simples picadinha eu já tinha sentido, mas sem problemas. Qual foi a resposta dele.......JÁ TERMINEI. Eu confuso, perguntei como assim, terminei ? Você não extraiu nada ? Ele riu e disse. Extraí sim, é que usei uma agulha fina e fiz lentamente.....Então não me contive e perguntei. Mas porque todos os enfermeiros não agem assim como você, quando o paciente tem esse problema ? Ele falou que apesar disso ser muito normal, muitos enfermeiros querem fazer o exame rápido pra acabar logo. Então concluí que a solução desse nosso problema está no tipo da agulha e a velocidade da extração pra dar tempo do corpo reagir, mas isso de forma lenta. Se fizer deitado melhor. Hoje me sinto livre desse mal, porém dentro dessa técnica...
Sugiro ainda de você levar a própria agulha mais fina para o seu uso e então pedir ao enfermeiro que faça a extração de forma lenta....
Gostaram ?
Repasse isso pra outras pessoas, pois os médicos e certos enfermeiros só sabem humilhar os pacientes...Outras dúvidas é só me responder para salber13@hotmail.com
Abraços.

Anónimo disse...

Me descreveu o texto inteiro, até no tipo sanguíneo.

Unknown disse...

Tenho uma coleta de sangue marcada para semana que vem mas não irei por fobia de agulhas. Morro mas não tiro sangue jamais!

Anónimo disse...

Tenho muito medo de agulhas tenho uma coleta de sangue para mes que vem e acho que não vou ir por medo 😢😢😢 é horrível tenho 16 ano

Anónimo disse...

Sou COMPLETAMENTE Igual a você... Vacinas eu tomo super calma, falou em colher sangue... Começo a chorar, passar mal, aentir dores...

Anónimo disse...

Dei com este blog e ao lêr estes comentários resolvi postar o seguinte:Eu tambem tenho receio de injeções,agulhas,seringas,bisturís e toda a parafernália de instrumentos e procedimentos médicos.E será que existe alguem que não tenha?Há é
quem os suporte com naturalidade e com uma postura colaborante.No meu caso,devo
dizer que na fase de criança e adolescência tinha autêntico TERROR de colheitas
de sangue.Na idade adulta passamos a ter mais auto controle,mas mesmo assim os medos e angústias continuam.Desde algum tempo resolvi fazer aquilo a que chamo uma
auto terapia.Uma das razões do medo é o desconhecimento dos assuntos.Por isso
resolví informar-me.Comecei a fazer pesquisas na Net sobre métodos e procedimentos
de colheita de sangue,visualizando vídeos e explicações.Ao principio custa,o processo é lento,mas depois ganhamos habito e acabamos por banalizar o assunto.E é aí que começamos a encarar isso com naturalidade e a diminuir os nossos medos e traumas.Atualmente quando vou á colheita de sangue para análise clínica faço-o já com bastante naturalidade,apesar de algum esforço mental nesse sentido.
Inclusivamente tento observar e compreender o procedimento.Já passou o tempo em
que eu não podia sequer olhar e fechava os olhos para não ver aquela coisa horrível de me inserirem a agulha no braço e me extrairem o sangue.Continuo a usar
este método de pesquisa e esclarecimento para atenuar outros medos que ainda me atormentam.Experimentem também.Espero que esta ideia vos ajude.

Thiago disse...

muito triste isso,sou homem e sofro com piadinha desde criança quando ia toma vacina ou tira sangue desmaio,teve uma vez no Colégio que o pessoal tinha que toma vacina e eu desmaiei no banheiro antes mesmo de toma,hoje dia superei o problema com vacina desde que não passe de uma vacina,recentemente no trabalho tive que toma 4 vacinas de vez e na terceira cair duro,foi um maior mico,hoje fui tira sangue, e assim que a enfermeira começou a colher desmaiei,pior de tudo vou ter que fazer o procedimento tudo de novo ,porque a quantidade que ela tirou não foi necessário,muito triste isso����

Unknown disse...

Gostei de saber que não sou o Único que apresenta ter esta "*frescura*". . .
Seria bom se todos entendessem que é um sentimento de pânico muito forte, não dá pra simplesmente "ser forte" que eu vou parar de senti-lo ...

Unknown disse...

Gostei de saber que não sou o Único que apresenta ter esta "*frescura*". . .
Seria bom se todos entendessem que é um sentimento de pânico muito forte, não dá pra simplesmente "ser forte" que eu vou parar de senti-lo ...

Anónimo disse...

Sou o único da família a sofrer deste problema. Nem posso ouvir falar em análises de sangue. Todos os anos sou chamado a exames médicos e há já vários que me tenho recusado a fazer as malditas colheitas, mas o pior é que os médicos não entendem esta fobia, nem nunca me preconizaram nenhum tratamento (que tb não sei se existe)para me curar deste meu medo.

Rui Costa

Anónimo disse...

Sofro exactamente do mesmo problema, ainda hoje fui fazer análises e já ia super nervosa. Quando lá cheguei comecei a tremer e a chorar, a enfermeira pedia-me para fazer força no braço e eu não conseguia. Só de me apertar o braço já me dava agonia e assim que terminou de tirar e me levantei da cadeira deixei de ouvir, estava super branca, tinha uma vontade horrível de vomitar e mal aguentava em pé. Sofro sempre muito para tirar sangue mas a minha mãe acha que sou piegas e não entende que é algo que não consigo controlar... Se poder evitar de fazer análises eu evito... Só quem sofre desta fobia me consegue entender :s é bom saber que não estou sozinha !