13.9.11

Bandeiras a meia-haste para os mal comportados?


In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2-Zw48g6bpz9r_m5EKWyjbnNlY5mfQG_RfPkhiq0DiyexK_bGk-7YfpDF74d92q-ZwQ0mvw3JJ5ZoyrVxUN7SHywCi5s5zV62jt9Im_d_bAa90NBtxVAU0uLpL5u0MFKbwuLk/s1600/cerveja1.jpg
Gunther Oettinger. Fixem este nome, ó sacerdotes da portugalidade exaltada (ou exaltados sacerdotes da portugalidade, tanto faz). O Sr. Oettinger pertence à Comissão Europeia (presidida por um lusitano de gema, Durão Barroso). Talvez etilizado, o comissário alemão propôs que “as bandeiras dos pecadores da dívida poderiam ser colocadas a meia haste nos edifícios da União Europeia”. Seria uma espécie de chicote virtual, o contrário da fábula da cenoura e do burro. Ou, se nos desprendermos de nacionalismos saloios, até podia ser a cenoura que faz falta – mas não vou atirar mais gasolina para a fogueira.
E a fogueira arde como se não estivéssemos no meio de um lodaçal insignificante. Parece que às vezes fazem falta notícias a sério, daquelas que motivam reações de enfado por motivos óbvios. É tudo ao contrário: vai por aí uma maré de sentida indignação. É mais uma ofensa à portugalidade. É mais uma grotesca manifestação destes novos hunos que já se esqueceram da segunda guerra mundial e querem, em pezinhos de lã, chegar pela paz aonde não conseguiram chegar pela mão de duas guerras. O Professor Boaventura e um punhado de acólitos é que a sabem toda.
A imprensa e políticos desaustinados não ajudam a varrer o lixo. Em vez disso, espalham-no e chafurdam neste restolho. A notícia dá conta que a ideia peregrina das bandeiras a meia-haste pertence à Alemanha (“Proposta parte da Alemanha que quer bandeiras a meia haste nos edifícios da União Europeia, como meio dissuasor”). Ora, o Sr. Oettinger não tem um cargo alemão, tem um cargo europeu. Foi lá posto pelo governo alemão, é factual. Mas tal como Durão Barroso não representa Portugal, o Sr. Oettinger não representa a Alemanha. A incontinência verbal só pode ser imputada a quem teve a lustrosa ideia.
Mas, por estes dias, há por aí umas almas assanhadas que se afadigam em resgatar do passado fantasmas que se pensava esvanecidos. Pedem a demissão do Sr. Oettinger. Ou querem um ato mais humilhante – que o imbecil peça desculpa. Deviam era perceber se o homem tem tendência para a bebida. A confirmar-se, ninguém dava importância às palavras disparatadas do senhor comissário. Era só espuma do dia. Fermentada na leveza de um nada.

6 comentários:

Vanessa, a Mãe Possessa disse...

A imprensa e políticos desaustinados não ajudam a varrer o lixo. Em vez disso, espalham-no e chafurdam neste restolho.

Precisamente, mas há duas vias de causalidade (como sempre!):

1- emitir instantaneamente um atestado de incompetência pelo "capricho", aproveitando para sugerir testes psicotécnicos aos políticos (incluindo um rigoroso controlo de doping e testes de QI)

2- considerar uma notícia de grande relevância TUDO o que exale de tão somíticos lábios (quanto mais "everéstico" o cargo, menor a frequência de conferências de imprensa). Aqui entraria um qualquer provedor, que proporia os mesmos testes aos jornalistas e "derivados", mas um "paquete" é como uma nota de 500...

Ficamos por aqui, que já estou a "descer ao chinelo"...

PVM disse...

Percebo a preocupação, mas não achas que os métodos seriam um pouco...estalinistas?!

Vanessa, a Mãe Possessa disse...

(risos)
Não digo que não, mas já não há tempo a perder com tolices destas.
Seria qualquer coisa como fight fire with fire

Pergunto-me se este é o real resultado da democratização da elite política...

PVM disse...

Não é o produto da democratização das elites; é o produto da sua banalização...
E cuidado, que na maior parte das vezes a lei de Talião (olho por olho, dente por dente) dá mau resultado...

Vanessa, a Mãe Possessa disse...

Nenhuma delas (banalização vs democratização) me deixa mais despreocupada. Parece que a silly season teima prolongar-se pelo ano inteiro!

Talião não resolve problemas, definitivamente... mas, a curto prazo, consegue proporcionar uma sensação prazenteira!

PVM disse...

É um facto: isto é uma muito demorada silly season.
Percebo-te: imaginar uma cruel punição a estes amadores dá prazer (ao menos) intelectual!