9.9.11

Dos espiões, desconfia-se


Adaptado da edição online do Público (de 08.09.11)
Uma imagem que encerra todo um programa de intenções: o ex-espião (que raio de profissão!) a entrar numa sala do parlamento onde ia ser inquirido por causa de umas inconfidências que terá cometido quando era o espião-mor. Aquele rosto. Aquele rosto: o olhar desconfiado, os olhos metidos para a frente enquanto o olhar, o letal olhar, se virava de soslaio para o lado. Os olhos semiabertos, como se o coscuvilheiro do Estado estivesse de pé atrás, à espera que os deputados lhe pregassem uma rasteira.
Pode ter sido da fotografia. O mal até pode ter sido da fotografia. Do momento em que a obturação foi feita, recolhendo aquele esgar suspeitado do ex-espião da república. Da fama não se livra. Mas que raio de profissão! Dizem os habituais condescendentes com a profissional intrusão de agentes secretos em vidas privadas e nos negócios dos outros países que é um mal necessário, uma imposição aceitável por causa do superior interesse nacional. E quem define o interesse nacional que é a caução para que uns bisbilhoteiros de fato escuro espiem em nome do Estado?
E não paro de pensar: que raio de profissão! Um espião, ou um ex-espião, verte para a currículo que é, ou já foi, espião? Imagino que o tal interesse nacional “imbeliscável” (se é permitida a palavra acabada de inventar) exija que os agentes secretos vivam nos subterrâneos da existência. Como se fossem fantasmas. Saia, pois, outra interrogação: para além da sua consciência e da restante corporação de espiões, quem sabe o que eles fazem na vida? Será que até as consortes não sabem que quem se deita na sua cama todas as noites é um espião encartado? (Estou a partir do pressuposto de que esta é uma “profissão” muito masculina – o que, contudo, podia ser desmentido pelos filmes que romanceiam profusamente sobre serviços secretos.) Tenho cá uma desconfiança que só entra na “carreira” aquela gente desqualificada que se habituou a viver por dentro da vida dos outros, uns voyeurs sofisticados a quem as intrusões são aplaudidas em homenagem ao quase deificado valor que é a treta do superior interesse nacional.
De quem passeia um rosto tão desconfiado, só faz falta desconfiar. Aconselha a prudência que se desconfie de quem seja profissionalmente desconfiado.

Sem comentários: