17.10.11

Os jeitosos


In http://farm6.static.flickr.com/5251/5492708015_49becea599_s.jpg
Falta o jeito, mas dá-se um jeito. Amanha-se uma solução e os problemas, melhor ou pior (mais vezes pior do que melhor), vão sendo adiados. O jeito dado pode ser uma fermentação às três pancadas, pode até piorar o diagnóstico sombrio que fez os jeitosos meterem a mão ao trabalho. Mas quem os pode censurar? O voluntarismo não merece penalização. Os equívocos, e os muitos danos em que soçobram os equívocos, são as dores de parto inevitáveis. Assim como assim, os jeitosos são um escol que merece a caução dos que frequentam as mesas de voto.
Anda por aí teoria, recente teoria nos assuntos da paróquia, que insinua o banco dos réus para os jeitosos que, de tão desastrados, passaram das marcas. Insinua-se que os jeitosos estiveram em negociatas pouco transparentes. Beneficiaram empresas onde estavam amigos da mesma confraria, amigos que outrora foram correligionários mas que se arrependeram dos parcos proventos e emigraram para as fartamente remuneradas sinecuras em conselhos de administração de empresas que se banqueteiam à mesa do erário público.
Ora, eu acho errado o furor que quer trazer até ao banco dos réus os jeitosos desta estirpe. Lá vai adágio: quem dá tudo a mais não é obrigado. O mal radica no viés que admite jeitosos a comandarem a aeronave. Não podemos estranhar que a viagem esteja embrulhada em constantes sobressaltos, incapazes os jeitosos de lerem uma simples carta meteorológica que desvenda os lugares da turbulência. Nem podemos protestar contra a aterragem desajeitada que nos coloca à beira da apoplexia. Foi o que se arranjou. Uns amadores que não tinham outra serventia.
Às vezes, o imaginário popular é alimentado (e alimenta-se) de narrativas feéricas que terminam em locupletamento dos jeitosos. Não quero saber se os locupletamentos são boataria ou se há fogo na raiz do fumo que encadeia o horizonte. (Até quero saber, não estejam os meus impostos em desbaratamento inútil.) Apenas registo como a idiossincrasia trata de tudo: para jeitoso, jeitoso e meio, nesta terra de abundância em oportunistas sem escrúpulos.
Ai, as dores de parto da democracia.

Sem comentários: