23.3.12

O presidente fez greve


http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2010/11/greve_geral.jpg
(Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência)
Ao amanhecer do dia grevista, o presidente perguntou às pintinhas cor de rosa do pijama o que haveria de fazer. Podia argumentar que se dedicara à ociosidade com o pretexto de um dia de folga. Ele também tinha direito à folga – e se tantos dias de fim de semana estivera em missões oficiais, sacrificando o lazer e o tempo com a família, quem o podia crucificar se folgasse num dia da semana?
Mas as dores de consciência batiam, fortes, nas profundezas da alma. Estava a meio de um dilema: concordava com o protesto dos grevistas, mas o sentido institucional não era bom conselheiro da pose grevista. Foi quando se lembrou de avocar o direito à folga. Mas já sabia que os entediantes conselheiros logo diriam, naquele tom palavroso que alçava os bocejos, que as patrulhas do bom tom iam denunciar a hipocrisia de um presidente que queria fazer greve mas se acovardou atrás de uma folga que nunca fizera dantes.
Ao pequeno almoço, aconselhou-se com a primeira dama (que acabava de escalfar os ovos e barrar as torradas com a manteiga dos Açores). A primeira dama advertiu-o: “és covarde, ou quê?! Queres que te vejam como um presidente madraço?” Ainda com a dentadura postiça a tiritar de medo, que os ouvidos tinham sido emprenhados pelo rugido da irascível primeira dama, foi até ao quarto de vestir onde um pajem tinha separado o fato aprumado. A reprimenda da primeira dama ecoava e ecoava. Hoje era o dia em que ia provar que ainda era um homem de fibra. Recusou a fatiota. Ordenou ao pajem que trouxesse do armário roupa informal. “Hoje vai ser um dia diferente.
Chamou o secretário e mandou-o desmarcar todos os compromissos. Nem quis saber que uma das reuniões fosse com o embaixador da China. “Está tudo cancelado.” Mandou chamar o motorista. Entregou-lhe um papel: “esse é o seu roteiro. Os sítios onde me vai levar”. Passou o dia a visitar piquetes de greve. A cumprimentar sindicalistas. A ouvir os lamentos dos grevistas. Deixou-se fotografar de braço dado com senhoras da limpeza dos serviços camarários que estavam em paralisação. Não falou aos jornalistas que o cercavam (ainda se lembravam da maior reprimenda da primeira dama: “não fales de improviso que sai asneira”).
À noitinha, deitou-se com a consciência enfartada. Sentia-se um herói dos trabalhadores.

Sem comentários: