24.4.12

Do you say what you mean, or do you mean what you say?


In http://209.68.9.240/public-speaking.jpg
Na errância das palavras, lugares-tenente das que não deviam ter sido pronunciadas, esbracejam os prometidos perdões. Não somos todos albergues da contenção semântica, nem a todos é dado o privilégio dos diplomatas – guardarem para si as palavras que estalam, em pré-ebulição, na embocadura da boca.
É difícil decantar as palavras, decantar as emoções que escondem outra cortina de silêncios atrás das palavras que se entoam. Eu digo que as palavras merecem ser ditas. Todas. Ou somos reféns da mendacidade, as palavras resguardadas num silêncio escondendo a espessura dos sentimentos. Desfazem-se em nada as ilusões, despojam-se da sua poeira ácida as vontades que, pelo silêncio impostor, sobejam como vontades reprimidas, um lugarejo onde a vergonha faria a vez de tocha. Entre o fulgor das palavras irreprimíveis, tantas vezes corrompidas pela exaltação que toma conta do tempo, e as palavras medidas, como se não houvesse carestia do tempo e elas pudessem ser todas adiadas: um opúsculo que aparta os olhos da finitude, as vontades dilaceradas entre um dos polos, ambos leitos do radicalismo que, mandam os costumes, não é bom conselheiro.
O corpo passeia-se na orla que o separa do precipício. Os pés, trémulos, sobressaltados com o tremendo precipício, respondem a um convite para se manterem, ao custo que for, na fragilidade da fina orla. De um lado, a indeclinável ira das palavras ditas, não importa que abram feridas a quem elas magoem, nem que a comiseração sussurre a necessidade do silêncio. Do outro lado, o pecaminoso silêncio que nada cura e tudo adia no queixume que demora os dias, tornando-os uma insuportável viagem pelo tempo fora.
Dizem: há de virtude alguma situar-se no ínterim, algures entre o indomável punhal que sangra as lágrimas embotadas pelas palavras ditas e a capitulação vertida no ensimesmar dos silêncios ardilosos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vale o instante em que as palavras não são adiadas. Se puderem ser decantadas, melhor ...

Anónimo disse...

Vale o instante em que as palavras não são adiadas. Se puderem ser decantadas, melhor ...