13.6.12

As caras eram estranhas


In http://4.bp.blogspot.com/-1nFSLf_nMo8/T74gQ3OefkI/AAAAAAAAB4c/bBJ0ysAzgKk/s1600/anonymous-mask.jpg
Era pesadelo? Errava pelas ruas da cidade. No pino da tarde, com as ruas apinhadas. Era a sua cidade. E, todavia, os rostos eram desconhecidos. Em fuga da canícula, sentou-se no beiral cimentado de um canteiro. Interrogou-se: não devia na sua cidade tomar o pulso aos rostos em trajeto inverso ao seu? Oxalá os rostos não fossem matéria indiferenciada; em todos eles repousava uma máscara que os transformava em matéria semelhante.
A meio das interrogações, um lampejo: a metrópole era grande, albergue de uns milhões de habitantes. Era pretensioso julgar que houvesse uma amostra de rostos familiares entre a multidão apressada a tragar, com pressa urbana, as ruas tão preenchidas de gente. E, porém, não se conformava com a indiferença dos rostos. Era forasteiro na sua própria cidade.
Os rostos mascarados envergavam a mesma fisionomia. Uma daquelas máscaras popularizadas pelos hackers que aterrorizam os sítios de governos, serviços secretos, exércitos poderosos e partidos políticos. Naquele sonho que não tinha a certeza se o era, todos os mortais que se cruzavam com ele eram piratas informáticos preparados para instalar o caos no mundo inteiro. Eram um numeroso exército que caminhava silencioso, impassível, os olhos enfiados no chão, sem deter o passo. Experimentou meter conversa com um (ou uma, não se distinguiam, assexuados). E com outro e mais outro e outro ainda, à medida que a interpelação esbarrava na apatia dos transeuntes que até estugavam o passo.
Queria que uma alma viva e não maquinal, uma diferente dos muitos rostos autómatos que tinham tomado conta das ruas, uma alma viva lhe dirigisse umas palavras. Sentia-se emparedado pelo silêncio e a indiferença dos rostos imperturbáveis. Era uma frieza sepulcral, como se de repente todos tivessem sido convertidos em criaturas maquinais, comandadas à distância por uma tirânica entidade, despojadas de vontade.
Sobrou para o fim a pior das desconfianças: e se encontrasse um espelho, veria retratado outro rosto indiferenciado? 

Sem comentários: