5.6.12

Mitos urbanos


In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipASii26U5kIyfLydwSWvFVfWk_xgpy0hxKvwT_LfJqaY1hv7Yl5V3altPO8x5jC5QvI2PH50nS4AFY4gSzmQ3tHHqN0YiqPLXgvkVV-8YECFOeaw-sSmd2-DY-FjCBtY4olZovQ/s1600/Bebidas.jpg
Estava-se nas tintas para a literatura dissecada em enfadonhas comunicações de letrados e de aspirantes a letrados. Aqueles congressos eram maçadores. Ele, que já tinha uma carreira construída, era escutado com reverência pelos seguidores e estava já quase no limiar da reforma. Perdera paciência para as bajulações dos que metiam conversa como se fossem conhecidos de outras ginjeiras.
A reputação dera para fazer o que sempre gostara: viajar. A carreira ao menos deu-lhe isso – muito mundo, lugares que de outro modo seriam pertença do desconhecido. Ganhara mundo e muito engates. Nos últimos anos, à medida que a paciência para as habituais genuflexões interessadas se desfazia em nada, e enquanto se amedrontava com os efeitos da futura andropausa, aproveitava o cortejo de colóquios para meter em forma a veia tardia de conquistador. Aprimora um método. Sempre que aportava nos coffee break dos colóquios, afinava o olhar. Aprendera – com um percalço de outrora – que não é recomendável meter conversa interessada com mulheres que coincidem nestes eventos. São fáceis, essas mulheres (afinal a reputação de literato teria alguma serventia, mesmo que se notabilizasse pela feiura e pelo feitio iracundo).
A tática era diferente. O olhar afinava-se na direção de rapazes novos e atraentes. Esta pose serviu para alimentar durante uns anos rumores de que tinha mudado de gostos sexuais. Treinado para desdenhar das palavras ácidas que os críticos de si diziam, nunca se importunou. Queria lá saber do que dele se dizia nos mentideiros. Só lhe importava o desiderato da insólita tática.
Não era difícil cativar as atenções dos rapazes bem parecidos. Outra vez a fama a arrepiar caminho. Depois combinava um jantar (que pagava) e uma noitada. Os rapazes apessoados seriam o engodo para o engate. Mas tática deu resultados inesperados. Ele tinha mais sucesso que os novatos bem parecidos. Não demorou a mudar o objetivo do estratagema: já não era pelo rol de conquistas, era por ser mais expedito que os mais novos. Nunca se sentira tão orgulhoso. Só umas horas depois, já depois da mistura de bebidas ter devolvido o juízo, se sobressaltava. A profundidade do escritor não quadrava com esta superficialidade.

Sem comentários: