21.2.13

O embaraço da escolha


In http://borgefagerli.com/wp-content/uploads/2012/12/cross-roads.jpg
O rapaz, entediado com o pensamento partido em dois hemisférios divididos, deitou-se afogueado e afogueada foi a sua alvorada. Pelo meio, um sono desassossegado. Com pesadelos à mistura com a insónia que teimou em adiar o sono. A atestar pelo calibre dos pesadelos, julgou o rapaz, antes a insónia tivesse demorado a noite toda.
Era daquelas alturas que pediam decisão. Havia um equinócio por diante. E o pensamento a esvair-se entre os dois hemisférios divididos. Temia perder a maré bonançosa, o que soubera sentir em toda a sua experiência (tardiamente) pueril. Do lado de lá acenava uma incógnita. Apetecia largar as amarras que o prendiam à inércia do tempo. A certa altura, entre dois dedos de conversa com a amiga e duas cervejas, deu conta que queria saborear a alforria. Intuía que era bastião da condição adulta, que já era extemporânea à idade que levava. Perguntou à amiga:
- Não achas que devo mudar, deixar tudo para trás, ir para longe, mudar até os estudos? Mudar de vida, de cima a baixo?
Ela, mais assisada, meteu um travão nas intenções do rapaz assoberbado pela inquietação interior:
- Não temes o desconhecido? Não tens medo de partir sem saber o que vais encontrar? Sabes, um quarto escuro pede uma candeia.
O pensamento continuou dividido em dois hemisférios, dois hemisférios cortados em metades exatamente iguais. Por muito tempo – tempo a mais. A decisão continuava em adiamento. Os pesadelos que contaminavam o sono encurtado doíam com o passar do tempo em que a indecisão medrava. Às muitas interrogações achava apenas interrogações mais. A densidade da hesitação cavava uma cova funda, onde mergulhara e de onde parecia impossível retirar-se. Falou mais vezes com a amiga que tinha como sensata, como mais ninguém o era. Ela, todavia, não era grande consolo. A sensatez tinha sido invadida pela febril indecisão do rapaz. Tomara como suas as dores dele. Ela também tinha o pensamento aprisionado em dois hemisférios herméticos.
Um dia, não conseguindo fugir às demandas do rapaz, confessou que estava atormentada pelo mesmo embaraço da escolha. Da escolha que não aportava a cais algum. Angustiada com tal desconhecido estado, concedeu:
- Pois. A escolha é um baraço.

Sem comentários: