23.8.13

Da série “é pena que as coisas não sejam como as idealizamos”: um naco de economia contado às criancinhas


In http://mises.org.pt/wp-content/uploads/2013/03/dividaexterna2.jpg
Petição de princípio de alguns (economistas e de muitos outros aprendizes de o serem, que a economia atual, como o constitucionalismo, tem mais especialistas do que leigos): os mercados, onde moram os credores do países endividados, querem afogá-los na sua própria dívida pública. Sobem os juros consoante o desequilíbrio do orçamento e o sobre-endividamento que se segue. Os mercados agiotas querem lucrar com os países que se deitam a jeito da dívida que contraem. Quanto mais deverem, maiores os lucros dos desapiedados credores. Até porque estes fazem subir os juros quando o endividamento cresce além do (que consideram) razoável.

Se calhar, a causalidade está mal contada. Ao contrário de uma certa “narrativa” catastrófica, os países que se endividam não são obrigados a pedir dinheiro emprestado. Vão aos mercados, batendo à porta dos possíveis credores, porque as receitas que têm não chegam para as grandezas vertidas em despesas. O resultado é um desequilíbrio do orçamento que cresce com a passagem do tempo e com a persistência do fausto. E atrás de sucessivos desequilíbrios do orçamento sobram necessidades de financiamento. É quando se bate à porta dos credores de mão estendida. Para tapar buracos que, em certos lugares, são alimentados por direitos e deveres afixados em constituições datadas.

E, se calhar também, a ordem dos fatores vem adulterada pela argumentação conspirativa dos tutores da verdade insofismável que atiram “os mercados” para o limbo dos malvados. É só ver os dados e entender quem avalia o risco (de não pagamento) dos devedores. Quando um país consegue aliviar o desvario orçamental e corrige o sobre-endividamento, os credores aplaudem. E mandam dizer que estão dispostos a emprestar dinheiro mais barato. Quando este cenário fica montado, os credores, esses agiotas incorrigíveis, sinalizam a sua vontade: estão dispostos a ter menos lucro com o dinheiro que emprestarem àquele país.

Os tutores das escolas de pensamento económico alternativas ou estão a atrair os seus seguidores para um engodo racional, decaindo em desonestidade intelectual, ou não sabem ler os dados que gravitam à sua volta. Os mercados, que acoitam os nefandos especuladores que enriquecem por meterem uma pistola à cabeça de países fragilizados obrigando-os à dívida pública, afinal gostam de países que se aproximem de contas públicas equilibradas. 

E assim cai por terra um dogma que as alternativas escolas de pensamento económico tomaram por verdade insofismável.

Sem comentários: