26.12.13

Encore

In http://st.depositphotos.com/2229436/2380/v/950/depositphotos_23801177-Simple-popular-social-networks-icon-with-plus-sign.jpg
Uma lei da economia: a lei da utilidade marginal decrescente. Em linguagem para leigos: a utilidade que tiramos de uma coisa perde-se à medida que se dá a utilização da coisa. Ou, como diz o povo, o que é de mais cheira mal.
Os concertos de música deviam ficar por aquela altura em que os artistas dizem adeus. Sabemos que não é adeus, é até já. Vão para os camarins só para escutarem o clamor da audiência que os quer de volta para um encore. Ou dois, ou três. De cada vez que finda um encore e os artistas se devolvem ao sossego dos bastidores, a turba entusiasmada continua a patear e a assobiar, no ritual de chamar os artistas de regresso ao palco. Para mais um encore. Parece que a audiência não se cansa da função. Parece que estaria a noite fora, se possível fosse (que os artistas têm os seus limites de resistência física e os contratos não deixam que os concertos se eternizem), em coletivo êxtase a ouvir os artistas, encore atrás de encore. Até que todos atingissem o limite da resistência física, ou quando a música deixasse de fazer sentido – portanto, quando já tivesse perdido utilidade.
Podia ser, na música, como nas peças de teatro ou no cinema. Temos direito ao produto que é a peça ou o filme. O encore é proibido. Dirão que a comparação com o cinema é desfasada, que o cinema é em diferido e os concertos de música são em direto. Mas as peças de teatro também o são. E não há repetições em palco depois de o elenco fazer a habitual vénia em agradecimento aos aplausos demorados da audiência. No teatro sabem respeitar a lei da utilidade marginal decrescente. A medida exata.
Os encores soam a excessivo, e quantos mais forem pedidos maior é a medida da desproporção. O encore é sinónimo de enfartamento. Só um coletivo êxtase, deixando a audiência num estado de anestesia também coletivo, dá amparo à droga dura que é a dependência do encore.

Sem comentários: