31.1.14

Cisma grisalho

In http://m.webrun.com.br/imagens/fotolegenda/1336.jpg
A rebelião da terceira idade. Na sanha tributária que os apanhou na lavagem de vítimas, os grisalhos e calvos assistiam à dieta das pensões de reforma. O seu ideólogo fora ministro das finanças e era um curador da igreja católica junto do poder secular. Convertera-se em sindicalista, para surpresa da audiência que nunca o vira tão ativo na defesa de uma causa (nem quando os assuntos fraturantes metiam costumes ao barulho) e com uma retórica agressiva, ao jeito dos sindicatos com linhagem radical. O movimento do cisma grisalho tinha um operacional: um coronel balofo, sem doutrina conhecida a não são os atropelos à gramática, e que, num habitual momento de destravamento semântico, prometera desancar os mandantes à paulada.
O cisma grisalho começou a ganhar forma. Os reformados não aceitavam o assalto às pensões. Reclamavam direitos que se ancoravam nos descontos que fizeram pela vida fora. Ninguém lhes explicou (nem o diligente ideólogo) que na vida ativa descontamos para pagar as reformas de quem deixou de trabalhar por ter chegado à terceira idade. O esclarecimento não importava: a fúria embaciava o entendimento. Decidiram organizar-se. Haveriam de mostrar a revolta, morder nas canelas dos que tinham o leme do poder, dobrar-lhes o braço, pela força se preciso fosse. Começariam pelas palavras; aliás, essa empreitada já começara com as intervenções públicas do ideólogo, pondo-o do lado contrário de quem sempre apoiara.
Mas a surdez dos mandantes convocava outros meios, mais radicais. O descontentamento ordeiro tinha limites. Uns tempos antes, o coronel balofo dera o mote. E se aos mais novos, com mais físico para ações que pediam a coragem do corpo, não se desembainhava o empenho, seriam os grisalhos a tomar conta da empreitada. Mas os ossos já doíam, o cansaço apoderara-se do corpo, decaído na má forma. Os propósitos radicais reclamavam um corpo mais apto. As brigadas grisalhas começaram a invadir (na pacífica aceção da palavra) ginásios, aproveitando promoções de uma popular cadeia de ginásios. (Saber-se-ia, depois, que o dono da cadeia de ginásios, por fraternidade geracional, isentara os grisalhos da mensalidade.) O cisma grisalho estava a germinar. O coronel sacudia a poeira do uniforme. Os grisalhos desenferrujavam os ossos e convocavam a coragem que andava ausente dos mais novos. Já se falava, em linguagem cifrada, que o vinte e seis de abril não tardava. Seria outra dívida de gratidão aos agora grisalhos.
A revolta durou um dia. O ideólogo não sabia de táticas militares e sobre-estimou o apoio popular à causa. O balofo coronel estava desatualizado, era uma sombra da sombra que sempre fora. Os grisalhos não aguentaram o pleito.

Sem comentários: