8.4.14

Sabe-tudo

In http://4.bp.blogspot.com/-KpCUOOvfOi4/UOBI-KDywWI/AAAAAAAAh64/QR6WtUTsXGM/s1600/Professor+Sabe+Tudo+02.jpg
Um espécime intrigante, os sabe-tudo. Categóricas afirmações, não se besuntam com pessoais dúvidas. ou, acaso as tenham, escondem-nas para não darem parte de fraco – não vá a humildade ser um flanco aberto, o que não cabe na imensa sabedoria.
Discorrem sobre tudo com a mesma catedrática pose. Ele é cada naco de conhecimento que os que os ouvem ficam esmagados com tanta sabedoria acumulada. Ou acontece ficarem estarrecidos, quando a prosápia se enfeita de números à sorte cuspidos ao ar, como quem repousa em estatísticas que são destiladas com o conhecimento de causa de quem sobre elas assentou sem vagar. Os sabe-tudo lidam mal com as ideias que são diferentes. Não é de somenos estranhar: os categóricos imperativos estão bem entranhados, não há lugar ao ar espairecido de diferentes ideias das suas. Praticam com peritagem o saber do desdizer quando desse desdizer depende o enraizar da sua consabida sabedoria. Se preciso for, apoucam quem lhes aparecer pela frente a destruir as categóricas ideias. À falta de melhor, deitam mão à diminuição da pessoa que se atreve a praticar a dissidência das suas perfeitas teorias. Não vão lá com argumentos; fulanizam o adversário, como se as (nas suas pequeninas cosmovisões) desconsiderações pessoais chegassem para empurrar o adversário às cordas.
Os outros deixam-nos destilar a sabedoria que os sabe-tudo julgam enciclopédica. É um ato caridoso. Ou assobiam para o ar, pois dá-se o caso de as coincidências verterem a tinta do desmentido em saberes de que os sabe-tudo não são tão peritos como quem os ouve. É um risco: há audiência por contado, audiência que se conhece e a quem a anedota do conhecimento enciclopédico é isso mesmo, uma anedota que roça a indulgência; mas há quem não trave tamanho conhecimento com os sabe-tudo a soldo do conhecimento de caserna e desfaça em nada uma exibição pomposa de árida erudição. Mesmo assim, à noite, os sabe-tudo ostentam o narcisismo e contemplam-se junto ao largo espelho em vésperas de sono, capacitados de que são nobre matéria para o conhecimento da espécie. Só se for da subespécie em que vegetam, pois outros sabe-tudo aclamam, com tácito deferimento, o nulo interesse conhecimento dos sabe-tudo.
Que haja muita indulgência perante sabedoria que encapota indigência e embófia. E que haja, por muito e muito tempo, a humildade de tudo questionar e de as certezas duvidar.

Sem comentários: