27.5.14

Roteiro para erodir a abstenção

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1BvtxKZCE1EyNOAyruSsqChOPebU-8iBKeZBO1aZNlaknJBZdJwZx9qdlUeWFYxzavil9V_LytbBAzL3v-L-DvYMUSO4Q1H7Ok6rN_oGr22J_PqQDjHGqnVm321lc7Kao1ENGgg/s1600/donkey-and-carrot.jpg
Outra eleição, outro choque coletivo (exceto para a imensa maioria que não foi votar): houve muitos que acharam o tempo bem empregue a fazer coisas diferentes, não havendo tempo para se deslocarem à respetiva mesa de voto. Uma eleição é um detalhe. Cada vez mais. Insignificante, como são os detalhes.
Desta vez chegamos a um número redondo: dois terços não votaram. Pode ser que os cadernos que ordenam os eleitores estejam errados, com mortos ainda com capacidade eleitoral a serem eleitores fantasmas e gente que emigrou e que se faz constar que não foi ganhar a vida lá fora. Mesmo descontando esses erros de seriação das almas eleitoras, há mais gente que não vota do que votantes. E ainda que os especialistas, dando cobertura aos atores dos partidos que assobiam para o alto quando lhes falam da abstenção, advirtam que foi por causa da Europa, e que poucos sabem o que é a Europa e qual a serventia do Parlamento Europeu, fica muito restolho espalhado a contaminar a paisagem.
Talvez seja tempo de parar e meditar. Para depois interrogar: o que se pode fazer para diminuir a abstenção? Temos de contar com o hedonismo dominante e com o utilitarismo que serve de mote aos comportamentos individuais. São os tempos que temos. E se alguém pretender mudar mentalidades à força, apenas com o pedagógico chicote dos valores que andam cobertos pelas sombras e que devem ser ressuscitados, que se desengane. Não vai lá dessa forma. A gravidade do assunto exige medidas radicais. Ajustadas aos tempos em que somos consumidos, sem pretender forjar aquilo em que nos transformamos noutro sujeito diferente e ideal.
É altura de considerar a tática da cenoura. Não que esteja implícito que o eleitorado não votante faça as vezes do animal que a metáfora coloca atrás da cenoura enquanto esta se move. É apenas uma metáfora, sem pretender apoucar os não votantes. O que faz falta, é distribuir prémios pelos eleitores que ainda o quiserem ser. Daqui para a frente, é deixar a imaginação assomar à superfície. Assim como assim, já se inventaram sorteios de automóveis para quem paga impostos e denuncia as faturas das compras que faz. A Europa teria uma palavra importante (pois a doença é maior quando ela se faz a votos): jantares com celebridades, viagens a lugares exóticos, automóveis de luxo (com combustível pago durante um ano), um ano sem pagar impostos, a casa penhorada ao banco que ficaria livre de encargos, os estudos pagos à descendência (até que os petizes os terminassem) – é só deixar a imaginação fluir.
Pois se o povo diz, à boca grande, que grandes males requisitam os grandes remédios, que se atalhe o problema com medidas radicais. Ou então deixem o povo entretido com a sua não percebida genética anarquista.

Sem comentários: