4.7.14

Do tempo vagaroso

Pond, "O Dharma", in https://www.youtube.com/watch?v=RGmv7r3l9qM
Não há pressa. Nem relógios que boicotem a vontade, quando o tempo, na sua marcha vigorosa, rema contra a vontade. Numa alvorada, damos conta que deixamos de estar sitiados pelo bordão do tempo. Passamos a ser seus tutores. Como se montássemos no dorso de um corcel e o domássemos, por mais que julgássemos ser empreitada impensável antes de metermos as esporas nas costelas do corcel. Pois se nos emparedamos pelo bulício dos relógios, que não param a não ser que fiquem à mercê de pilhas gastas ou deles sejamos fautores de um boicote que embacie a sua marcha.
Enquanto formos donos do trono em que nos engalanamos, interrompemos o tempo. É quando, contrariando os cânones, o tempo fica à nossa mercê. E dele fazemos o que quisermos. Extasiados perante o império diante dos nossos olhos, o império que os nossos dedos encenam com a paciência dos predestinados, mandamos no tempo. Paramos o tempo, nas poucas vezes que nos for permitida a ousadia, quando a suspensão do tempo for uma graça para contemplar as proezas de que somos curadores. Ou arrastamos o tempo, porque tudo à nossa volta é belo de mais para ser desgastado com a erosão própria do tempo. É como se entre as veredas naturais do envelhecer tivéssemos nas mãos o elixir da juventude eterna, pois o tempo passa devagar sob a nossa alçada.
As horas são dias, os dias são meses e os meses constituem-se anos. Rejuvenescemos o próprio tempo. Desembaciamos o horizonte para onde os olhares almejam. O tempo é vagaroso, uma astuta quimera que vem cozinhada pelas mãos nossas entrelaçadas. À volta, por entre o ouro pendido e o perfume dos arbustos primaveris, esvoaçamos: porque a nós veio a graça de quem é dado domar o tempo. Não é sonho, nem fantasia, ou sequer a transigência com uma dimensão paralela da existência. Somos nós, e só nós, domadores do tempo, imperadores do que tanto que é nosso império.
Imperadores que somos, em modo absoluto, fazemos do tempo o que nos aprouver.

Sem comentários: