10.9.14

A intimidade já não é o que era

In http://d3thflcq1yqzn0.cloudfront.net/020935474_prevstill.jpeg
Uns famosos metem fotografias íntimas numa “nuvem virtual”. A rede global, que tem umas falhas de segurança, não é à prova de bisbilhotice e de gente mal intencionada. E as fotografias que se queriam íntimas passam para o domínio público. Acessíveis aos olhos de quem as quiser ver. Deixam de ser pertença da intimidade.
Mas, em bem pensando, quem, no seu juízo, corre o risco de ver devassada a sua intimidade? Há gente que não se importa de confundir intimidade (própria e dos outros) com matéria que interessa à comunidade global. Não vejo nada de errado, pois cada qual gosta do que lhe apetecer. Desde que a comunidade voyeur não se incomode quando a sua intimidade deixar de o ser, pois de outro modo não há paga igual por gostarem de ver a intimidade dos outros pelo buraco da fechadura. Em não havendo mal em que cada um faça o que bem entender com a intimidade que é sua, mal haverá se os que convidam ao voyeurismo alheio ficam assarapantados quando descobrem que a sua intimidade passou para o domínio público.
Aos que correm riscos, a consciência das capacidades para intuir consequências. Uma intimidade que vai para a rede global deixa de ser intimidade. Imediatamente. Não é preciso que alguém consiga espiolhar as grutas cavernosas da rede global para encontrar essa intimidade. Chega ela ser acervo da rede global para já não ser intimidade – mesmo que ninguém tenha interesse em abocanhar um naco dessa intimidade. É que ninguém pode garantir que, em sendo anónima gente, ninguém se interesse pela sua intimidade. Eu digo que as pessoas que são tão transparentes, tão transparentes, que fazem da sua existência um livro aberto (diria: escancarado) aos olhos outros, já perderam de vista o significado de intimidade. Há quem teça um novelo moralista advertindo os voyeurs do avesso que deviam ter vergonha e não vir para a praça pública expor a sua intimidade.
E a mim, não sei se incomoda mais a leviandade dos que abjuram a sua intimidade, os moralistas datados apontando o dedo censurador aos que esboçam um esgar de horror ao saberem o que se sabe da sua intimidade na rede global, ou o moralismo que me ataca por deplorar os faroleiros da intimidade própria e os ratos de sacristia (de diversas sacristias) que pregam lições de moral.

Sem comentários: