22.9.14

Dar uma mãozinha

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7REZvjRgOnfxrfXmzyM5IS_D6myw9DiD_9SI_TdwZRGlrq46maKnxJU_tgiCCW6b9P29DQfuGT3apoUNRDKQ9e0YAnVeyhesA48fAXV0ErrXoxOlpTWW8rc56CG-j-yr0odkc/s1600/5+-+DSC03927.JPG
Esta é a adorável sociedade da solidariedade. Ai de quem fugir do seu imperativo social solidário, que logo apanha com o isolamento como castigo. Temos de nos ajudar uns aos outros. Porque, mesmo que hoje da ajuda não precisemos, ninguém sabe se amanhã não vamos dela ficar carentes. À cautela, sejamos solidários. É um pouco como a caridade que (alguns) cristãos fazem querendo paga posterior, em forma de juros do investimento de hoje, num pedaço do lugar celestial reservado aos menos pecadores e aos que mais arrependimentos tenham expiado.
Esta idiossincrasia vulgarizou as facilidades que se requisitam. Dá-se uma mãozinha para que quem dela precise não se afunde nas dificuldades. Pois as dificuldades são uma injustiça que não quadra com a bondade dos deuses. As dificuldades são a fonte das desigualdades que estão fora de moda, em ostracismo. Por isso, temos de dar uma mãozinha porque, de hoje para amanhã, podemos ficar no estado de necessidade de quem precisa de uma mãozinha para se salvar do naufrágio. E assim vamos todos, vogando em cima da frágil jangada, num frágil equilíbrio, em cima de um mar voraz que nos quer devorar.
Mas é só uma mãozinha que se pede. À falta de ser possível encurtar o tamanho da mão para passar a ser uma mãozinha, o diminutivo retrata a imagem da pequena ajuda que basta para as necessidades. Ou o diminutivo é um eufemismo propositado, uma sombra que oculta o tamanho da ajuda que se demanda – afinal, não uma ajudinha, mas uma ajuda de todo o tamanho, como quem pede dez para obter cem. Pede-se uma mãozinha com pudor de pedir a mão inteira. Talvez seja excessivo. E a quem ela é pedida fique perplexo, pois ao dar a mão inteira ficaria pela metade para se salvar das intempéries que o viessem buscar como vítima. E por mais que ser solidário seja imperativo dos bons, ninguém quer sucumbir por ter ajudado outros.
Pedimos mãozinhas uns aos outros, numa interminável cadeia que enlaça a humanidade. Quem falou em puxar lustro aos esforços que vêm de si mesmo, se há tantas mãozinhas ávidas de se lançarem a quem delas precisa? Como é tão belo o espírito solidário.

Sem comentários: