8.9.14

Um furo jornalístico

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxdN8n_6IVw6L2Wk2PYSsOGQk8Om4KFDRhRWCfH5q-U2R1E-Brx0G-U3iD2lKpHBeLdhhwOCvak_EQ_N3KiKVZYzQ8ixKqRKxhyphenhyphenwuJ66zLFz-M7nMJWNAFupBNQtZDAzHqe-nF/s1600/B+747+2.jpg
Os militantes das (teorias das) conspirações andam distraídos. Como zelo pela sua saúde mental e pelo equilíbrio das funções metabológicas, daqui vai um singelo contributo. Digo que devem olhar de perto para as avarias em aviões da TAP que se repetiram nos últimos tempos.
E o que interessa isto aos militantes das conspirações? Tomem atenção: é estranho que uma empresa que sempre se gabou dos pergaminhos de segurança (porventura num nacionalismo saloio que revela um umbiguismo pueril), ande a tropeçar em tantas avarias. A imprensa, ávida de sangue e de vinganças baratas, não perdoa: noticia implacavelmente. A gente que manda na TAP protesta: a imprensa exagera nas notícias, alarma a população (que começa, sem fundamento, a ter medo de apanhar um avião com as cores da TAP) e não procura saber o que se passa com outras companhias aéreas.
Militantes das conspirações, aqui vai material para os vossos mui imaginativos enredos: há uma conjuração a dar à costa! Há por aí jornalistas a soldo dos execráveis empresários que querem abocanhar a companhia aérea nos saldos das privatizações. Diria mais (sem carecer de prova, como soe ser nas melhores teorias da conspiração): esses gurus do capital, gente que não olha a meios para chegar ao lucro, terá comprado um naco de desleixo dos trabalhadores da empresa que faz a manutenção dos aviões da TAP. Daí as avarias. E compraram gente que lida com as listas de passageiros, que chegam meticulosamente às mãos dos interessados na compra da empresa que, depois, lavam as mãos de certos passageiros com recompensas vultuosas só para aparecerem à frente das câmaras da televisão com compungido ar de vítimas da negligência da TAP. E até pilotos e pessoal de bordo dos aviões foram comprados pelos empresários que querem devorar a TAP, agenciados para boicotarem a sua imagem (talvez com a promessa de aumentos dos réditos assim que a empresa vier parar ao colo dos interessados).
E tudo isto com que propósito? Para diminuir o valor da empresa. Assim os maquiavélicos, gananciosos empresários (como é sabido, traço distintivo de todos eles) terão a TAP por um preço de saldo. Como não houve vivalma que tivesse entretecido esta diligente teoria, que merece ser defumada no alfobre das conjurações, aqui fica um modesto contributo para os militantes das conspirações despertarem da alvorada estival em que parecem medrar.

Sem comentários: