3.12.14

Don’t play with me a game that you will lose

Beastie Boys ft. Santigold, "Don't Play No Game That I Can´t Win", in https://www.youtube.com/watch?v=1zLx_tugudg
Sobre a ambiguidade de uma frase. E dos seus possíveis sentidos.
1. Quem adverte está possuído de bazófia. A fanfarronice embacia o julgamento: à partida, está convencido da vitória. O presuntivo jogo são favas contadas. Não vai deixar vestígios no arquivo da memória.
2. O mensageiro joga uma parada alta. Não tem certeza das facilidades. Comporta-se como se as tivesse enfiado no bolso. A mensagem é uma recomendação ao adversário: deve temê-lo, porque o mensageiro é mais forte. Mesmo em não o sendo, o recado é uma vantagem. Se o adversário for de têmpera fraca e se intimidar com as palavras em forma de bluff.
3. Quem profere as palavras ensaia um gesto de comiseração. É melhor a outra parte não arriscar o jogo. Pode perdê-lo. Vai soçobrar no pecúlio jogado na aposta. É um risco temerário. Para não perder a honra e os bens materiais em liça, é melhor o outro não ir a jogo. Avisa o adversário que é tão generoso que prefere não embolsar um fácil triunfo. É de desconfiar (tanta generosidade).
4. O aviso é um falso terreiro de superioridade. Quem tem medo de ir a jogo é que desliza pelo solilóquio da advertência. Faz das fraquezas forças, intermediadas pela palavra intimidatória. Aquelas palavras são a bainha da bondade para o adversário, que será vergado sob o jugo da derrota. Mas as palavras podem conter todo o seu contrário. Temendo perder o pleito, desengonça uma parlapatice que pede meças a um bom vendedor de banha da cobra. O repto, é saber se convence o adversário. O empate fica na soleira da porta por ausência de pleito.
5. As palavras ensaiadas são a negação do seu postulado. Finge-se um ato de generosidade que tem a unção da piedade. Sabendo que o adversário se deixa iludir pelo orgulho. As palavras são recebidas como um convite ao pleito, em forma de desafio. O orgulho não se silencia diante de um desafio. O combate pode ser titânico. Perderão os dois. Mas quem mais perde é aquele que veio embebido em pesporrência disfarçada de altruísmo.

Sem comentários: