25.2.15

Abelha rainha

Rage Against the Machine, “Killing in the Name”, in https://www.youtube.com/watch?v=bWXazVhlyxQ   
Se Portugal entrasse amanhã em guerra com algum país, apenas 28% dos cidadãos portugueses estariam dispostos a ir para um cenário de conflito”, in Sábado, 18.02.15
Centrípeta, a abelha rainha, glutona de avantajado corpanzil, reúne as abelhas vassalas à sua volta. Elas entretecem favos que se desmultiplicam em sucessivas fortalezas para proteger a matriarca. No centro, anafada, a abelha rainha quase nem se consegue mexer. É deificada pelas abelhas operárias que foram educadas a respeitá-la como deusa. Também aprenderam que não se bule com dogmas. Estão preparadas para dar a vida, se preciso for, para penhorar a integridade da abelha rainha. Acriticamente. Aceitam ser carne para canhão para travarem uma ofensiva que queira destruir a colmeia. Em diferentes levas, respeitando a hierarquia, as operárias dão o peito às balas. Um desprendimento comovente. Faltou ensinar-lhes o poder dos mitos. E como os cônscios dos mitos não percebem que são irrisórias entidades, sacrificadas num altar obsceno em nome das convenções impostas durante a formatação de espíritos.
Os modernos tempos têm a virtude de desmontar atávicas conceções. O exemplo do cosmos da colmeia pode ser atrativo para a biologia. Não passa disso. Os que pretendem personificar as colmeias como arquétipos da entrega que os súbditos devem ter se a nação tal reclamar ultrajam a dignidade das pessoas, vivem presos a um passado de má memória. Não admira que a maior instrução das gentes, que vem com o advento da civilização e da autoconsciência, dissolva mitos de fancaria. Não admira que mais gente recuse ser carne para canhão numa hipotética guerra. Manda-se, e bem, a nação bugiar. Que está provado, pelos tempos recentes, a nação não merece que por ela se verta uma só gota de sangue. 
Somos ao contrário das abelhas. A genética não prescinde da propensão individualista. Cada ser é o centro de si mesmo. Estamos cada vez menos convencidos da retórica de antanho que nos reduzia a peças de xadrez dispensáveis quando alguém (um líder porque lhe apetecia, um general a gizar a estratégia militar) assim decidia. Mandamos bugiar as guerras. Somos a antítese da centrípeta natureza de uma colmeia.
A (nossa) abelha rainha está vetusta. Somos um santuário de matéria centrífuga.

Sem comentários: