9.4.15

O velho conhecido

The Jesus and Mary Chain, “April Skies”, in https://www.youtube.com/watch?v=OPPP3BXurHk
Trânsito a passo de tartaruga ao entardecer, o sol em pré-ocaso a bater de frente, as cores desmaiadas. No passeio do outro lado da rua um homem caminha absorto, traz a tiracolo um capacete. Alguém lhe fala deste lado da rua. Alguém deve ter pronunciado o seu nome. O homem recua uns passos. Espreita para dentro do carro que segue à frente. Foi de lá que veio a voz misteriosa que entoou o seu nome. Estranha a importunação: quem seria aquela alma que sabia o seu nome, se ele – pela reação de surpresa – parecia não saber quem falava com ele?
O carro à frente ignora a azáfama do trânsito. Dá sinal de paragem na rua movimentada que leva à saída da cidade. Estaciona na rua, nas tintas para a estreiteza da rua e para o transtorno que pode causar ao trânsito (assim como assim, já estava transtornado). O condutor do automóvel mal teve tempo para o travar. Ainda estava o homem apeado com rosto de pasmo e já o seu conhecido saía do carro e atravessava a agitada rua quase sem ver se havia trânsito. Ao chegar ao passeio, o condutor do automóvel identificou-se, a atestar pela estupefação do velho conhecido (terá dito: “sou eu, o – entoando o nome próprio. Não te lembras de mim?”).
Do lado de lá da rua, o homem ao início desmemoriado quis compensar. Tomou a iniciativa de estender a mão em sinal de cumprimento. O condutor do automóvel, que tinha identificado o velho conhecido sem notar que houvesse reciprocidade na identificação, quis mais. Abraçou o homem que já não via há muito tempo. Demoradamente. Depois, o trânsito fez o seu caminho e o cenário foi ficando no retrovisor. Ao dobrar a curva que vinha depois, um punhado de segundos mais tarde, ainda os velhos conhecidos estavam embebidos no demorado abraço.
Um era velho conhecido do outro que, só depois de destravados os bloqueios da memória, o reconheceu. Uns rostos mudam mais que outros, à medida que a marcha implacável da idade deixa mais marcas variáveis. Na viagem para casa, o cenário continuou avivado na memória. Continuei sem saber se teria velhos conhecidos para exibir tanta afetividade.

Sem comentários: