8.5.15

Tiro pela culatra

Bizarra Locomotiva, "Sono"
No estirador das intenções, o plano confecionado em todos os detalhes. O perfecionismo não deixando nada ao acaso. Sem ajuda de papeis, ou de outras mnemónicas que não sejam as mentais.
As escadarias do plano desfilando diante dos olhos. Em cada degrau matéria diferente para ser sopesada, as personagens que hão de ser convocadas, as palavras que devem ser ditas e as outras a que se devem atar silêncios. E a antecipação das possibilidades, sem hibernar na teia de impossibilidades que a qualquer altura se podem apoderar das possibilidades. É preciso cimentar planos de contingência, não vá o acaso, ou a infirmação de possibilidades, tornar vetustas as intenções originais. Porque, como já foi dito, nada pode ficar ao acaso.
Testam-se as múltiplas possibilidades. Jogam-se no tabuleiro as prováveis e as menos prováveis articulações com outras personagens. Os testes são repetidos. À exaustão. Não pode haver pontas soltas. Um mapa desdobra-se na tela mental, um mapa cheio de anotações e de caminhos possíveis para chegar ao desiderato. Há ainda sub-mapas que interiorizam os planos de contingência, contendo mais anotações minuciosas e remissões para novos planos de contingência urdidos na impossibilidade dos originais planos de contingência. O arquiteto das intenções olha para o estirador (mental) onde repousa a matéria-prima do plano. Por mais que repita as simulações, conclui que o plano atingiu a perfeição.
Embebido de soberba, ensaia o último degrau na complexa escadaria que o eleva ao propósito (que, a julgar pela minúcia usada, deve ser do outro mundo). No relógio são horas de levar as intenções à prática. Tudo será como idealizou, ou na conformidade com um dos planos de contingência que são a argamassa necessária para o que o tempo trouxer de mudança ao cenário do início. Está convencido da sua infalibilidade. O estirador das intenções todo aprumado não podia concorrer para a deserção do desiderato. Tudo tem de correr como foi pensado. Não há pontas soltas.
Estava enganado. A imprevisibilidade do tempo e a argúcia dos personagens convocados nunca podem ser completamente acauteladas. Não há planos perfeitos. O tiro saiu pela culatra.

Sem comentários: