7.7.15

Cogumelos

Tame Impala, “Eventually” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=jNxDjy2-4VY
Primeiro cenário: os comparsas meteram-se pela floresta. Aqueles dias outonais, quando a humidade sobe nos medidores e os fungos medram no húmus das florestas, são propícios aos cogumelos. Andar pelas florestas é um êxtase para os sentidos. A variedade de cogumelos, a policromia, as formas diferentes, os calibres diversos, deixam os sentidos embriagados. Os comparsas dispunham-se para o festim. Recolheram uma cesta inteira de cogumelos. A caminho de casa, combinaram os detalhes. Pensaram nos convivas com quem iam amesendar. E em como iam cozinhar as iguarias.
No dia do festim, os convivas perderam-se de delícias só de olharem para o pecúlio de cogumelos. Um deles disse: “isto faz lembrar como os olhos comem quando estacionam diante de uma tábua de queijos.” A estética confundia-se com o prazer dos sabores. A noite terminou mal. Foram todos parar à urgência do hospital. Vomitavam, estavam febris, contorciam-se com dores. Alguns deixaram de conseguir andar. Tinham os olhos embaciados, como se estivessem por dentro de um pesadelo (com a diferença de o estarem a viver, sem perceberem). As horas seguintes seriam críticas para alguns que comeram dos cogumelos mais venenosos. Corriam risco de vida.
Segundo cenário: os comparsas combinaram uma patuscada para celebrar o outono. E como o outono é a sagração dos cogumelos, fariam um festim temático. Meteram-se ao caminho. A caminho do mercado, havia alguns quilómetros de estrada sobranceira à floresta. Ambos pensaram, sem o verbalizarem: “ali, entre as árvores, deve estar pejado de cogumelos.” Reprimiram o desejo de estacionar o carro e de se embrenharem na floresta.
O automóvel só estacionou à porta do mercado. O dono era um conhecido apreciador de cogumelos. E sabia do assunto – ia a congressos da especialidade. Dentro do pequeno mercado, na área reservada aos cogumelos, os olhos também se extasiaram com o esteticismo da disposição da variedade de cogumelos. O manjar estava magnífico. Os convivas embriagaram-se com as texturas e os sabores múltiplos da variedade de cogumelos.
No dia seguinte, estavam todos vivos. E davam vivas ao manjar da véspera.

Sem comentários: