14.7.15

Não caem maças de uma oliveira

Einsturzende Neubauten, “Total Eclipse of the Sun” (live at Berlin), in https://www.youtube.com/watch?v=5FLsCaQHVz4
Ilusões que moram no dormitório dos sonhos. Medram, enquanto ao palco sobem os sonhos. O pensamento deslaça-se do corpo, parece amadurecer num mundo vertical, fora da realidade tangível. As emoções ajudam a transfigurar os cenários palpáveis.
Não há maneira de alimentar as saudades do futuro. Porque parece que tudo se consome nas cicatrizes cerzidas outrora. Entretanto, as maçãs do rosto tornam-se macilentas, cansadas. Sem se dar conta do cansaço e da macilenta cor das maçãs do rosto, afinal um repositório das emoções transtornadas. O pensamento revira-se, faz as suas preces que se confundem com o palco vertical onde as coisas se passam na sua acessória maneira de sentir. O pensamento revira-se, desune-se da lucidez. Oxalá houvesse uma erupção vulcânica. Oxalá as penumbras que retiram luminosidade ao pensamento fossem destruídas pela lava incandescente vomitada de dentro do vulcão. E que a lava trouxesse ao de cima uma depuração de tudo, como se tudo viesse ao início outra vez. Como se fosse um renascer imperativo que transfigurasse as coisas e elas deixassem de aparentar o que não são. Pois, às vezes, ao caos julgam-se as propriedades para desatar os nós que teimam em deitar-se sobre o horizonte. Os nós que refulgem um ocaso deslumbrante, quando o horizonte está embaciado por uma penumbra assustadora.
Sim, os vulcões são aterradores. O seu potencial avassalador não deixa ninguém indiferente. Mas sabemos, da história dos vulcões, que deixam terras fecundas quando a lava perde a sua incandescência. Porventura, o segredo está na paciência. Em deixar o tempo amadurecer. Como se um náufrago perdido no meio do mar tivesse a certeza que as manhãs brumosas hão de trazer um navio ao seu encontro.
Não vem mal ao mundo manter uma candeia acesa mantendo o lustro do tempo vindouro. Desde que se saiba que não podemos esperar que das oliveiras caiam maçãs.

Sem comentários: