27.8.15

O vigário decadente

Sol Seppy, “Entre One”, in https://www.youtube.com/watch?v=MgeJNfCXV_Q
(Ficção baseada na realidade)
O negócio foi proposto ao vigário da terra. Por dois “empreendedores” (no jargão da moda) que estiveram emigrados na América e queriam o progresso para a terriola a que estavam de regresso. Nas traseiras da igreja havia uns anexos. Dantes eram usados para a catequese e para acolher obras de caridade com o patrocínio da paróquia. Mas a modernidade trouxe a aridez demográfica (as crianças rareavam) e a retração da generosidade (a crise com dupla conotação: a da fé e a dos dinheiros).
Em estando devolutos os anexos, os empreendedores propuseram ao vigário a sua reconversão a outro ramo do negócio: um bordel. A ideia era fazer da terriola um lugar por alguma razão centrípeto. Para atrair as gentes das redondezas. Como o negócio das mulheres dos prazeres continuava a prosperar, mau grado a acintosa crise (assim concluíra o estudo de mercado com elevada cientificidade encomendado pelos empreendedores), só faltava convencer o pároco a autorizar o trepasse da atividade. O cura hesitou. Sabia que a hierarquia eclesiástica, carcomida pelo conservadorismo de sacristia, reprovaria o negócio. E sabia que os setores conservadores, de uma ponta à outra do país, não dariam sossego, protestando contra a heresia da negociata. Enquanto amadureceu as ideias, pediu recato aos empreendedores. O negócio seria segredo absoluto até ser revelado, se essa fosse a decisão do vigário.
Por fim, tomou uma resolução. Aceitou o trespasse do negócio. Assim como assim, deus não conseguira banir do planeta a profissão em que as mulheres vendem prazeres. E tal como o pároco cuidava dos males espirituais dos paroquianos, havia outra forma de tomar conta desses males – misturando a imaterialidade da alma com os prazeres tangíveis do corpo.
O vigário foi retoricamente sovado em público pelos detratores da ideia. Mas quem mais protestou foram as feministas. Protestaram contra a desigualdade selada pela decisão do sacerdote. Queriam que uma ala do bordel lhes fosse dedicada.

Sem comentários: