10.3.16

Êxodo

Pond, “You Break My Cool”, in https://www.youtube.com/watch?v=5hrOsgdo-cY
A fartança de um lugar. De uma ideia. De palavras usadas de mais. O cansaço todo e a imperativa lua que é a porta de saída de um labirinto. Um êxodo.
Para onde? Um êxodo; não importa saber o lugar, a ideia, as palavras novas que são demanda do exílio. O que importa é deixar de ter âncora fundeada no cais de que houve fartança. Não importam os planos, até porque eles não foram congeminados. O único plano é a partida necessária, o descaminho que seja, a névoa que reverbera no olhar, embaciando-o. Pois o chão pisado tornou-se lamacento, lúgubre. As rodas deixaram de andar. As ideias são um desconchavo. As palavras, exauridas, perderam significado, como se elas viessem à boca e por dentro delas houvesse o nada.
Deixou de haver azimute, errando nos interstícios dos tempos diferentes sem saber onde aportar – apenas sabendo que não quer continuar mergulhado na angústia do lugar, das ideias, das palavras, do labirinto que eclipsa o ar por dentro das nuvens. O êxodo é a partida que tem de ser. Nem que sejam ciciadas advertências em pé de página: o êxodo é um quarto cheio de trevas, a não ser que à partida alguém tenha tirado as medidas ao quarto. Os mais precatados interrogam se o êxodo não é uma marcha dos derrotados. Pois esse é o papel dos que deixam deserto o lugar, as ideias, as palavras usadas, as cores e os odores que tomaram como seus, sem se importunarem com a indecisão das novas partidas no limiar do êxodo. As telhas de vidro deixam ver profecias, como se fosse possível dar um salto ao tempo incerto e depois regressar ao tempo experimentado com as lições conservadas debaixo do braço.
Sob os pés e as telhas transparentes, um pungente grito bolça o sacrificial altar onde se não depõem os que vieram engrossar o êxodo. Não adianta. O lugar de chegada não é mais vistoso do que o lugar de partida. O êxodo é inconsequente. Oxalá não tivesse havido ideia do desterro, a renegação da terra mátria por manifesto descompasso com ela. Pois a troca não trouxe frutos aromáticos. Trouxe uma videira despida de uvas.  

Sem comentários: