2.9.16

Fotografias avulsas

Cocorosie, “Fairy Paradise”, in https://www.youtube.com/watch?v=dvq52tltve4
Gosto das fotografias tiradas pelos outros. Trato-a como um objeto exterior que se interioriza através do olhar. É como se o espetador se metesse pelos olhos do fotógrafo, com o hiato que medeia entre a fabricação da fotografia e a sua adesão aos olhos do público.
Dois efeitos devem ser considerados. Primeiro, a generosidade do artista que partilha o seu olhar, tornado público quando dá à luz uma fotografia e a torna acessível a outros olhares. O autor admite que outros olhos reproduzam o seu olhar, que o interpretem. Segundo, um olhar (o do autor da fotografia) prolonga-se para uma pluralidade de olhares que forem tutores da fotografia. O olhar original é reproduzido numa miríade de olhares, tal como se ele se multiplicasse na exata medida da amostra que passou os olhos pela fotografia. Junta-se, a estes fenómenos, a coincidência de olhares no objeto retratado. Uma paisagem, um rosto, um fragmento, um palco vivo, o que seja: uma imagem, um certo ângulo, a luz que se empresta à fotografia, as palavras que se juntam à imagem retratada, na diversidade de olhares que procuram sintetizar o olhar original que depurou uma imagem através da lente que a fotografou.
Como em todas as artes: o império da subjetividade, quando a fotografia se desnuda ao público e o público ensaia olhares diferentes sobre o mesmo objeto. É o lastro da riqueza substantiva dos Homens, que confere a distinção com que somos diferentes – e de como essas diferenças são o húmus da riqueza antropológica. Por exemplo, quando vejo um recém-licenciado em medicina à saída (ou à entrada) do hospital, sei que é um neófito perito por duas razões: pela sua ainda imberbe feição e por transportar a tiracolo a bata significativa da função para a qual recentemente ficou habilitado. Tudo isto advém de uma lente objetiva. Em pose lateral, considerações subjetivas. Eu diria que há jovens médicos que, de tanto precisarem de exibir a farda em público e fora do horário de trabalho (estando, por conseguinte, desfardados), acusam um toque de elitismo, o ar afetado de quem considera ocupar lugar cimeiro na estrutura social por ter chegado a licenciado em medicina – pois dá—se o caso de só um escol conseguir ser admitido nas escolas que ensinam medicina e de a sua função ser essencial para o bem-estar humano.
Outros olhares, talvez mais modestos, ou apenas desatentos, fariam genuflexão aos jovens médicos que ostentam, a tiracolo, a credencial profissional. Tomo o ato apenas por risível e ostentatório. Uma vulgata pós-adolescente, aquartelada no que se convencionou chamar “complexo de farda”.

Sem comentários: