23.11.16

Homem que não se faz homem

The Rapture, “It Takes Time To Be a Man” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=YCtvbRXCAj4&spfreload=5
Leva tempo a tudo se conseguir. Leva tempo a alguém se fazer homem. Para alguns, é ainda preciso (dizem) passar por provações que conferem a masculinidade plena: ir à tropa; ou viver sozinho para aprender a fazer as costuras dos dias quando eles se sublevam. (Só para enunciar uns exemplos.)
O tempo não é bom conselheiro dos homens que se julgam homens e não o chegam a ser: porque o tempo passa depressa e os homens que não se fazem homens não dão conta da pressa do tempo. Covardes. Néscios. Narcisistas. Os que constantemente se promovem a um pináculo de onde ostentam uma aura de superioridade e, todavia, desfilam em miserável pequenez de si mesmos. Não é homem quem ambiciona sê-lo. São homens os que rimam o crescimento do corpo com o crescimento interior. Os que não se incomodam com fantasmas espúrios. Os que conseguem saber as fronteiras em que medram, sem pretenderem sair das medidas e serem alguém fora dos seus limites.
Não o conseguem. E nem conseguem ser (alguma coisa que se veja) nos limites que lhes são conferidos. Ficam pela metade. Gente meã, comezinha, mesquinha. Gravitando numa fralda pueril que julgam pô-los a coberto das grandes maquinações que o mundo lá fora congemina. Pois é preciso proteger os homens futuros de um mundo sarcasticamente selvático, onde não há código de honra nem otimismo que seja seu ingrediente. E depois, quando finalmente se entreabre a porta da gaiola, nem que seja num instante de distração, e o homem que custa a ser homem espreita o mundo lá fora, depressa cai nos ardis que não intui. Não chegou a desprender-se da meninice. Não chegou a aprender o que tinha de aprender para levar de vencida as contrariedades que vêm de vento em popa.
Desarticulado das póvoas nada edificantes que emprestam o odor pestilento às ruas, o homem a quem não deram tempo para aprender a sê-lo enfastia-se com o absurdo. Tivessem nobilitado a alforria do ser. Teriam sido homens a tempo.

Sem comentários: