16.1.18

Intrínseco

This Mortal Coil, “Fond Affections”, in https://www.youtube.com/watch?v=y5gEylT8OC4    
Seco o rosto, isento de lágrimas. Fortaleza por dentro. Às vezes. Quando ser fortaleza é a convocatória imperativa contra os abalos telúricos que movimentam os sobressaltos contínuos. Que não haja dúvida: há sobressaltos contínuos. Um apanhado de caos avulsos que se sobrepõem à vontade, por dela serem autónomos. Não se pode nem um nada contra a coação ditada pela conjugação de vontades alheias. E nem assim o peito se demove. Nem assim deixa de ser um peito franco, sem ser heroico. Não se pode virar o rosto, fingir que as contrariedades são elas mesmas um fingimento.
Não há esbirros que se disponham à generosidade; deles se esperem as nuvens vetustas, as chuvas impregnadas de tóxicos ingredientes, as aleivosias maiores, a usura da desmedida. O sangue intrínseco move-se numa batalha obstinada. Quer-se manter puro, no que de puro pode ter – no que a pureza convoca a intemporalidade da franqueza, as esbeltas almádenas da consciência. Deixando para as vésperas do nada os muros apodrecidos que, frágeis, ameaçam tombar sobre a arcada onde corre o tempo servil. Não, não se amedronta o olhar desassombrado: já tirou a custódia do inesperado e, penhor de tirocínios a preceito, não se sitia nas coisas ditas extravagantes.
Combina-se a vontade direta com o vento assobiado pelos utentes da cidade. As fachadas podem esconder uma miríade de gente, as palavras ditas e as reservadas pelo decoro, mas é na intrínseca embocadura, onde os ossos fartos derrotam os ultrajes avulsos, que se arregimentam as proclamações seladas no tempo imorredoiro. Servidas, com a mediação de luva impecavelmente apessoada, pelo alíseo vento que tudo clareia, até as mais impregnadas tumefações. Pois ser intrínseco é não capitular à menor contrariedade, é erguer o peito orgulhoso e não ser refém das feéricas andanças mundanas. O suor vertido é o sal intrínseco deste peito também intrínseco, testemunha da dura carne alimentada pelo sangue que não abranda a ebulição. Até deixar de ser ocaso, na dobra do dia tornada nítida pela noite tão escura, sem que seja sentença medonha.
Intrínseco, prometo a humildade de mim, recusando o despudor das proezas, tatuando nas veias ululantes os sinónimos das palavras desejadas.

Sem comentários: