22.5.25

Cotovelos em cima da mesa

Pulp, “Spike Island”, in https://www.youtube.com/watch?v=-27a1ugJX8U

Arrotos sintomáticos. Flatulência, até em público. Desábitos de higiene que são o idioma de um odor desagradável a quem se abeire. Maus modos à mesa, com a boca esfrangalhada a deixar à mostra a comida abundante que foi desengarfada. E os cotovelos em cima da mesa, ostensivos, presunçosos. Uma sobredose de misantropia, todavia mal fingida.

E a intrepidez com que confrontam aqueles que discordam, confundindo audácia com má-educação. O princípio geral da boçalidade como código de desconduta. A soberania da hipocrisia e a bravura ociosa de quem a exerce quando os outros estão pelas costas. As falas sobrepostas às falas dos que começaram a falar. A falta de respeito pelos que divergem. Os perdigotos cuspidos pela sofreguidão com que se atiram à defesa de uma causa (erradamente confundindo com “defesa de honra”). 

A substituição da ciência pela crendice e pelas ideias forjadas a eito. A provocação como expediente, ostensiva e não recíproca. As entorses da História. O permanente estado de negação quando aos olhos o observado não é oportuno. A afronta gratuita e a injúria assídua. O gozo fátuo à custa da ausência de espelhos. A covardia de quem se acoita na seita, incapaz de sair da guarida para se propor à sindicância do exterior. O escarro descuidado que polui o chão e quem dele é testemunha. A masculinidade tóxica como pano de fundo e a subordinação acrítica no feminino. 

O revisionismo do passado, como se não soubessem que a especialidade foi apanágio de quem tanto divergem. A terraplanagem do presente como pressuposto de um porvir retrógrado. As invocações divinas como cimento de fidelidades caninas. As vozes tonitruantes que tomam conta do palco enquanto os outros se apegam a um silêncio propedêutico. A promessa de violência como critério para resolver pendências. A mentira como contrato com os outros e como vértice de cenários alternativos que se consomem de ilusões em barda. A beócia condição como chave de fendas da convivência social. Um autêntico desexemplo. 

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