17.9.20

Intenções do avesso (ou: quando a autocomiseração em excesso é um auto de ufania exacerbado)

Fontaines D. C., “A Lucid Dream”, in https://www.youtube.com/watch?v=2EpoaL2r0k8

Disputam-se os últimos despojos da miséria. Os que se consideram excomungados da alegria competem pelo maior pecúlio possível da miséria a concurso. Seria paradoxal o comportamento, se estes párias de si mesmos não trouxessem a autocomiseração como intenção: sobem a palco munidos de seus mentais andrajos, em contínua autoflagelação, suplicando pela piedade dos que da audiência assistem ao soez espetáculo. 

Disputam o proeminente lugar do mais inditoso de todos. Para os demais – os que se amontoam na audiência, de frente para o palco – este seria um lugar evitável, indesejado. Já os excomungados competem pelo lugar cimeiro na listagem dos que foram submetidos às piores provações e destinados a um eminente lugar miserável. São órfãos de sorrisos, a sua pose macerada e o rosto exageradamente marcado pelo tempo como provas de todos os males que sobre eles se derramaram. Ostentam a condição deplorável. Querem que seja reconhecida pelos que foram convocados para a audiência. Querem ser os corpos onde são depositadas doses maciças de piedade.

A contínua autoflagelação é mais tortuosa para a maioria das pessoas que foram arregimentadas, contra a sua vontade, para a audiência. Afligem-se com as dores excruciantes gritadas pelos excomungados à medida que arrastam as suas angústias dilacerantes pelo palco. Não percebem, os que tiveram a graça de ficar à mercê desta miserável condição, que são vítimas dos oprimidos que sobem a palco. Estes querem comiseração, a paga necessária pelas misérias que os cicatrizam. Como se fossem pedintes de piedade e um imperativo de solidariedade atuasse à medida que os cidadãos poupados às provações se quisessem libertar da sua interior tortura, transferindo generosas doses de piedade a favor dos desapiedados. 

Estes prolongam a tortura. Escondem um falso orgulho sob a densa capa da humilhação que protestam. Exageram nos padecimentos: intuíram que a miséria exacerbada povoa a generosidade dos convocados para a audiência. Mas trata-se de uma escondida ufania. Uma competição sem esteios que se funda na mitomania dos que suplicam a comiseração da audiência, na intencional adulteração dos sentimentos, quando se mostram deliciados com a miséria que os assola. No fim do ofício, e operadas as transferências de piedade a favor dos desvalidos, os mecenas emocionalmente ficam exangues. Os miseráveis esqueceram os infortúnios e hibernam na ufania das almas carregadas de amparo.

Pelo menos no dia da função, não é de estranhar que se invertam os papeis. Essa é a oculta ufania dos que exageram nos padecimentos e se peticionam como credores da comiseração dos outros. 

Sem comentários: