23.10.19

Resgate (2)


DIIV, “Blankenship”, in https://www.youtube.com/watch?v=YWk1v5YSGUY
Do promontório onde falam apenas as gaivotas, desprende-se um lenço que deve ter sido usado por uma mulher. O lenço serpenteia, avulso, encurralado pelo vento errante. Não se vê vivalma. De onde terá sobejado aquele lenço? 
Depois de um voo tumultuoso, o lenço lançou-se estrepitosamente contra as rochas da arriba. Ficou à mercê da maré tempestuosa. Alguns farrapos da espuma do mar que se esmaga nos rochedos já terão untado o lenço. Continuo a não ver vivalma. Hei de resgatar o lenço? Não é avisado fazê-lo. A descida alcantilada e pedregosa pode ser fatal. O lenço não merece o risco da empreitada. Se ao menos as gaivotas fossem prestáveis, pedia o favor a uma delas para mergulhar até ao lenço e trazê-lo de volta. Mas as gaivotas não falam a linguagem humana. O mais certo é uma gaivota arrancar o lenço às garras da maré tempestuosa e o lenço perecer nas garras da gaivota, o pássaro confundindo o lenço de senhora com alimento.
As gaivotas ignoram o lenço, que voluteia quando o vento se levanta, já mais molhado porque a maré subiu e as ondas implacáveis chegam mais perto. O lenço esvoaça, mas não consegue libertar-se das rochas que o agrilhoam. Uma gaivota mais destemida voa em círculos, faz menção de inspecionar o achado. As gaivotas devem ver mal ao longe. O lenço é feito de uma constelação de cores bruxuleantes, destaca-se do plúmbeo do resto da paisagem. A gaivota faz uma tentativa. Consegue resgatar o lenço. Mal percebe que não se trata de mantimento, despeja o lenço ao acaso. E o lenço volta a fazer outro voo conturbado, o vento está cada vez mais iracundo.
Perdi de vista o lenço. Prometo, a mim mesmo, que não vou demorar o pensamento sobre o possível fado do lenço. Um lenço é apenas um lenço. Mas o pensamento não consegue reprimir outra especulação: que significado teria o lenço para a mulher que o perdeu? Seria um objeto com valor afetivo? Se o tivesse conseguido resgatar da arriba impossível de descer, teria resgatado a felicidade da mulher que perdeu o lenço?
Impassível ao resto (e ao fado do lenço e demais especulações), prossigo para o almoço. 

Sem comentários: