15.7.19

Fiadeiro


Madness, “Baggy Trousers”, in https://www.youtube.com/watch?v=Dc3AovUZgvo
Evocação: as mulheres tomavam nos antebraços as fiadas de lã e, com a paciência dos artesãos, fiavam o têxtil em novelos. Era um gesto mecânico e veloz. O desembaraço com que as artesãs fiavam os novelos era admirável. O que mais despertava a atenção era a sua paciência. Estavam horas sentadas a repetirem à exaustão o mesmo movimento, fiada atrás de fiada, novelo após novelo. Não exibiam o menor esgar de extenuação.
Diagnóstico: dessa altura guardo a impressão que não servia para tarefas monótonas. Os mais velhos advertiam-me, quando formalizei o juízo analítico, que era cedo para fazer juízos antes do tempo, que as circunstâncias podiam jogar-se a favor de meter as mãos a uma tarefa repetitiva. Aprendi que a precipitação não é boa conselheira na avaliação das capacidades próprias. É meio caminho andado para ficar sitiado por uma sobre-representação de si mesmo. Mal que acomete numerosa gente, dos que não se intimidam com o papel aumentado de si mesmos, que apenas acontece no teatro íntimo em que medram.
Promessa: não voltaria a cair no disparate dos imperativos categóricos, muito menos quando eles estavam aprazados no tempo vindouro. 
Lição: a imagem das fiadeiras, outra vez a povoar a memória. As pernas inchadas, as mulheres todas anafadas, as pernas mostrando varizes, os antebraços marcados pela pressão das fiadas depostas nos antebraços. Impassíveis, as artesãs não suspendiam a função. (Talvez seja apenas a representação que interiorizei depois de meia hora de visita à fábrica. Uma extrapolação, apenas.) Aprendi que a paciência é um trunfo. Derrota os contratempos que cavalgam na vontade da rendição. Era do foro da disciplina mental.
Projeção: nunca tive de fazer as vezes de fiadeiro. 
(Pausa para refletir.)
Retificação: por frequentes vezes, fui fiadeiro. Do meu próprio caminho. Meticulosamente dobrando os cabos que se desenhavam em horizontes. Terçando a paciência metódica para acrescentar todas as peças necessárias para o puzzleficar completo. Desembraçando os nós que ameaçavam travar o passo. A paciência é que o estugava, mal fossem desembaraçados os nós. 
Conversão: no vocabulário, a palavra perseverança não foi inventada em vão.

Sem comentários: