3.6.20

Marca de água


Desert Sessions, “If You Run”, in https://www.youtube.com/watch?v=UFbZtxR14iE
Ajuramente-se o pálio extraído das Tágides esquecidas. As costuras da alma avivam os predicados que esmaeciam. Nem tudo pode ser um poço fundo onde os logros nidificam. Nem tudo são estrofes emagrecidas por vultos que conspiram contra as desmedidas que afivelam a moderação. Há de haver uma escultura cinzelada pelos dedos impuros e, todavia, demiúrgicos. A escultura congeminada pela coragem das palavras que se furtam ao algoz da mudez.
A palco, os vários intervenientes. Uns são-no de corpo inteiro. Outros são acidentais, apanhados na confluência de um tempo e da sua circunstância. Farão o papel de figurantes, mas também podem saltar para a boca de cena em sua transfiguração como agitadores. A argúcia de apurar a sua marca de água fará a diferença. E quantas vezes os anónimos se transformam em figuras gradas? Dir-se-á: excluindo o contingente familiar, sempre.
Na figuração desfilam os rostos que são como retratos que se acastelam em páginas sem número. As páginas são folheadas ao acaso, os dedos cintilando as fotografias que se sucedem. Entre a multidão de rostos apalavrados no folhear das páginas, é difícil distinguir a marca de água. Confia-se num critério largo, avulso. É preciso escolher os atores e os figurantes que vão subir a palco. O olhar compenetrado torna-se perito. Indaga a marca de água que percorre cada fotografia que foi crismada numa primeira amostra. Apenas interessa essa marca de água, uma certa intuição que adeja sobre a platitude dos corpos. Não há entrevistas: a sondagem das almas adulteraria o processo. Deseja-se um critério de outra igualha: partir de fora para chegar às vascas do interior.
Em palco, um diadema de sucessivas marcas de água. Como se os rostos se transportassem apenas a si, desligados do resto do corpo. Os rostos sublinhados, com o arnês das luzes vivazes conferindo-lhes destaque, e o resto dos corpos afivelados por uma sotaina indiferenciada. A mudez dos rostos com a ênfase da sua expressividade. Até que uma marca de água se sobreponha a outra marca de água, libertando-se das amarras da mudez. 
No pleito, em pleno palco, a voz será o triunfo dos rostos com amuralhada marca de água. 

Sem comentários: