15.6.20

Princípio geral da trégua


Vão exacerbados os vapores que infetam os dias correntes. O acerbo digladiar de palavras ferve na sua própria ebulição, somando mais um par de graus à medição do termómetro. À escalada de argumentos, a exaltação atinge o ponto de lava. As pessoas já deviam ter aprendido que as posições exacerbadas se alimentam reciprocamente. Não costuma ser bom conselheiro, um cenário assim montado.

Ao rastilho ateado por uns radicais, outros (que julgam não o ser) ripostam com idêntica medida. Pensarão que não podem deixar os primeiros radicais com rédea solta. Desconfio se os radicais por reação o são por reação ou se contêm o gene do exacerbamento, mas apenas em hibernação. O gene liberta-se quando é provocado por um gene gémeo, mas de linhagem oposta. Seria bom que não nos esquecêssemos que não há posições exacerbadas benignas. O passado ensina que as posições assanhadas são o fermento do asnear. Diz-se e fazem-se coisas que não são credoras da razoabilidade. Quem assim é apanhado em falso não tem a noção das desmedidas. O que agrava o estado das coisas.

Diante da lava incandescente que bolça das bocas que dissolvem uma justa medida das palavras, soergue-se o princípio geral da trégua. Um apaziguamento com apólice geral. Não interessa saber quem dá o primeiro passo; o que importa é que o primeiro passo seja dado. Poder-se-ia contradizer os exacerbados com um exacerbamento de “centro” (por assim dizer, sem a literalidade do termo no seu significado político). Mas, pergunta-se, um radicalismo não é sempre um radicalismo, mesmo que se perfile como uma atuação estratégica o propósito de derrotar os radicalismos expoentes?

A semântica é cristalina: um radicalismo é um radicalismo. Um “radical de centro” será refém do seu radicalismo, vergado pelo peso da ignomínia dos exacerbados que se odeiam e prometem uma maré alta de violência. Não é através de um metódico exacerbamento que se derrotam outros exacerbamentos; ele poderá enfraquecer com as investidas conjugadas dos exacerbados de linhagens diferentes. Um chamamento à razão é preferível. A denúncia da demencial espiral de autofagia pode ser o detonador do apaziguamento das hostes inflamadas. 

É um método falível. Depende de fatores exteriores à vontade dos promotores das tréguas. Enquanto a temperatura continuar em ebulição, as possibilidades de fazer vingar o princípio geral da trégua são reduzidas. Mas são mais elevadas do que permanecer indiferente à coreografia dos loucos. 


Einstürzende Neubauten, “Nagorny Karabach” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=tQY6REitEEw

Sem comentários: