16.5.18

O jogo das improbabilidades (ou: catorze mandamentos)


Iceage, “The Day the Music Dies”, in https://www.youtube.com/watch?v=14eJfs8O--Y
1. Não conto as medidas vazas dos dias pretéritos. Não conto os dias pretéritos. Não conto com os dias pretéritos.
2. Posso dizer o indizível, na militância provocatória – mesmo que seja para agitar as consciências adormecidas, mesmo que não quadrem tais proclamações com a matéria nutriente que corre em minhas veias?
3. Só há um domínio que entra no pessoal cativeiro de intolerâncias: a intolerância. 
4. Posso provocar o bem-estar e as crenças dos outros? Posso fazê-lo, sem que os outros entendam a provocação como desrespeito? Poderão os outros, tão ofendidos com o que alegam ser falta de respeito, considerar que se lhes fizesse a vontade estava a sucumbir à sua vontade, por sinal oposta à minha, e que na oposição de duas vontades não é egoísmo fazer vingar a minha?
5. Tenho nas mãos um mapa em branco. Posso desenhá-lo. Ou posso deixar que o vento que vier de feição traga os utensílios e o desenhe por mim.
6. Em matéria de costumes, não tenho nada a dizer sobre os que impendem sobre outrem. Admito que haja reciprocidade metódica.
7. No verosímil quadro das incumbências, não há registos. Os planos são uma distração. Consomem a imaginação, a eles amordaçada, sobrando uma impenitente espada sobre a cabeça dos sitiados pelo totalitarismo dos planos.
8. Gosto de idiomas. Falo poucos. Adoro a sonoridade dos idiomas ininteligíveis.
9. Prometi que deixava de olhar tantas vezes para o relógio. Apesar de os considerar obras de arte – e aqui apenas importa a estética, não o que os relógios traduzem às escondidas. 
10. Também prometi que desaprovava as juras, por invariável propensão a elas não poder ser leal (ou porque as circunstâncias conspiram contra as juras, ou porque as juras acabam imersas na irrelevância).
11. Prefiro uma viagem a cinco idas a um restaurante. 
12. Não sei o que será: temor do envelhecimento, ou a usura da estética e a insaciável sede de atualizar o conhecimento? Continuo a ter assinatura diária na atualização da música. (O mesmo é válido para o cuidar do corpo.)
13. Um dia sem o mar por perto do olhar é um dia amputado.
14.  Desconheço o sentido da metafísica. Pelo que me é dado a saber, a solidão da alma é critério preferível.

Sem comentários: