7.5.18

BTT


Trickly ft. Selah Sue, “Sun Down” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=LWqXWzLJCxE
O óculo monolítico ata as asas e impede voos promissores. Condene-se, pois, o monolitismo ao degredo. Em sua substituição, uma BTT – uma bicicleta que anda em todos os terrenos. Pois as letras assimiladas devem ter origem na diversidade. De outro modo, o afunilamento da peritagem é um caminho que acantona o pensamento, aprisionando-a à mesmice. 
Para não medrar em sua pequenez, nem se adestrar em cálculos que transitam pelo de sempre, pega-se na BTT e palmilham-se múltiplos terrenos. Vão mudando, um dia atrás do outro, para devolver a estafa à procedência – à procedência onde campeiam os homogéneos interesses. Se as circunstâncias exigem a perícia como condição funcional, a escolha da perícia não pode prejudicar a variedade de conhecimentos. Os heterogéneos conhecimentos podem ser um legado para a própria perícia que a função exige: entrecruzam-se os saberes, aprendem uns com os outros, põem-se à conversa sem nenhum deles encerrar a porta aos demais, servem de teste surpreendente às teorias ancoradas na área pericial, tudo num holismo que se abraça a todos os terrenos a que se pode abraçar, sem recusar terrenos ainda por explorar. Pois quando sabemos de cor as cores de um chão amplamente percorrido, a letargia toma conta do pensamento e a imaginação soçobra aos pés do entorpecimento. Quando sabemos de cor as cores de um chão amplamente percorrido, o desmazelo, próprio de quem se convence dos pergaminhos de perito, impede que o olhar se inquira fora da caixa – fora de uma caixa que se torna cada vez mais exígua, apequenando o próprio pensamento.
Na posse da BTT, o critério alarga o olhar, que transborda para outros caminhos, enriquecendo a linguagem com o vocabulário e o raciocínio dos novos chãos apreendidos. Se não, torna-se impossível fazer desvios que desarticulam as agendas, desvios que, por serem inesperados, não vinham no roteiro. Na posse da BTT, as próprias agendas perdem serventia. O melhor é deixar vir às mãos o sedimento de cada maré, sem virar o rosto aos caminhos por conhecer, nem desistindo, à primeira contrariedade, dos chãos que deram luta depois do primeiro conhecimento. 
A BTT aprovisiona o tirocínio do pensamento em sua rica diversidade. 

Sem comentários: