20.3.07

Direita decrépita


Apogeu do descrédito na direita apatetada que se acolhe no CDS-PP. Imersos na luta pelo poder interno – coisa saudável em qualquer organização plural – insultos e pateadas, exibições de intolerância em relação a adversários, a chicana política na sua pérfida contumácia. Decerto não seriam mais eficazes se quisessem implodir o partido.

Para memória futura, imagens à saída da reunião de Óbidos: alguns descontentes acossam os vencedores (ou vice versa, já nem sei bem), dirigem impropérios que não diriam a adversários de outros partidos, estou seguro. Há uma jovem quadro que se passeia, furibunda, entre uma floresta de homens. A sua baixa estatura não a intimida: vai despachando apartes furiosos. A senhora, que aparenta ter entrado na terceira década de vida há poucos anos, traja tailleur oficial. Os preconceituosos não hesitariam em rotulá-la, no imediatismo dos estereótipos que aprisionam o imaginário: uma dondoca que conseguiu abocanhar uma licenciatura entre reuniões da agremiação católica a que pertence e chás das cinco com pretendentes ao estrelato social da linha de Cascais. (Posso estar enganado, que os clichés que ornamentam as aparências por vezes são falazes.)

A senhora andava ali, para trás e para a frente, vociferando contra adversários de contenda que saíam da sala onde estiveram reunidos longas horas. E nem a sua pretensa “classe” impedia de se comportar como regateira de feira, se bem que não ecoassem berros estridentes da sua boca. Percebia-se a indignação e a forma desbragada como a senhora se atirava aos traidores do lado errado da barricada (o oposto ao seu). Foi o que as imagens deixaram ver, que a reunião esteve no segredo dos militantes com assento no conclave. Sabe-se, por inconfidências que nunca o chegam a ser, na barganha intimista entre jornalistas e políticos, que houve insultos e só faltou a violência física a fazer lembrar as altercações com direito a soco que acontecem em parlamentos de países latino-americanos e de Taiwan.

Esta direita não tem emenda. É uma direita bolorenta, encerrada em problemas existenciais que a deposição da ditadura não depurou. Uma direita que convive mal com a dissidência de opinião. Sem tomar partido pelos pretendentes à liderança futura (que se merecem enlear no mesmo lodaçal), informação e contra-informação dão conta de tácticas grotescas, questiúnculas que tanto apetecem aos juristas, uma labiríntica via-sacra que acomete o acessório e adia (mais uma vez, como quase sempre) o essencial para as calendas.

Os que me conhecem um pouco confessam que, ao primeiro retrato, me colocam nas faldas deste partido. Só com o tempo e mais conhecimento é que percebem o equívoco desse retrato. Poderei dar a impressão que estou nas proximidades do terreno ideológico do CDS-PP, pela aversão inata a tudo o que ressoar a esquerda (do PSD em diante). O que não chega para me colar a uma partido tão patético como o CDS-PP, que reproduz valores que são a antítese do que sou: um nacionalismo arcaico, a apologia do intervencionismo do Estado para proteger o que é nacional, uma retórica trauliteira que vem ao de cima em momentos de confrontação, um plácido beatismo que põe este partido na órbita dos interesses da igreja. Pouco, ou quase nunca, a agenda incorpora uma matriz liberal. Aliás, não há partidos em Portugal que se revejam, com fidedignidade, no liberalismo. Não sei se isto também faz de mim abstencionista militante.

Poderão pensar: magoam-me as cenas lastimosas de militantes do mesmo partido no limiar do engalfinhar. Poderão insinuar que acentuo a orfandade política, carente de um ponto de mira (partidário) onde me possa ancorar. Nada de mais errado. Dá-me prazer ver a decrépita direita desintegrar-se a cada dia que passa, imersa nas suas teias mesquinhas, entregando mais trunfos aos partidos rivais, à medida que anteriores votantes vão desviando a preferência para outros. Com esta direita acossada pelo estigma da autofagia, dá vontade de ser votante de outros (não fossem eles de esquerda; não esbarrasse na minha antipatia congénita com as esquerdas).

Os sucessivos episódios que enlameiam esta direita sugerem que ela não está fadada para governar (até porque nos escassos tempos que se banqueteou o saldo deslustra, coloca-a no mesmo patamar de oportunismo do poder a que o bloco central se e nos habituou). É bom que esta direita decrépita não tome o poder em suas mãos. Pela amostra de Óbidos, o exemplo é edificante de como esta seita deve andar nos antípodas do poder. Nem é necessário ter uma oposição liderada por um émulo do primeiro-ministro (ou o primeiro-ministro émulo desse pretendente, nem sei bem qual a ordem dos factores).

Sem comentários: