11.7.07

O primeiro-ministro que não gostava de vaias


Ele inquiria os seus botões: “não estou no meu direito de ficar incomodado quando sou assobiado em público?” Sentia-se injustiçado. Incompreendido. Ele dava o seu melhor, convencido no seu íntimo que era o predestinado para levantar a terra que governava de décadas a fio de desesperança.

O homem do leme, penhor das suas certezas, convicto que não havia lugar a discordar dele. Que lhe segredassem que a intolerância desafina da democracia que o elegeu, era pormenor remetido para as profundezas do insignificante. Os desígnios maiores não se compadecem com detalhes desse jaez. É que a democracia não está em risco. Para sossegar os desconfiados, de vez em quando afinava a retórica bem pensante da democracia, da liberdade de expressão, do direito à dissidência de opinião. Oleava a opinião pública, serenada com as suas doutas palavras. Ainda que os passos trocados da prática venham desmentir as palavras ocas que embelezam a retórica inconsequente: espezinhar liberdades, de mansinho, cercear manifestações que repudiam o governo que ele dirige.

O primeiro-ministro ficava perplexo com as acusações. Como podia alguém acusá-lo de autoritarismo, se outros partidos para além do bem-amado PS continuam a existir e a ter acesso à comunicação social? Os episódios que engalanam a crítica são erros sem significado num percurso sem mácula. Que interessa a mesquinhez e a baixa política dos atentados à liberdade de expressão de dedicados pastores do chefe espalhados pela administração pública? O primeiro-ministro desvalorizava esses episódios. Minudências. Sentia-se atacado na sua honorabilidade porque num mar de liberdades só olham para as excepções. Incomodado com tanto barulho na opinião pública, temia hipotecar a autoridade se desse as exigidas reprimendas aos paranóicos militantes que não sabem o que significa liberdade de expressão e exigem zeloso respeitinho ao timoneiro. A lealdade deve ser premiada. Mais que a sagração das liberdades.

Cansado de carregar o peso de acusações sem razão, também se cansou de ouvir vaias em público. Por onde passava, em pomposas inaugurações que compõem a cirúrgica encenação da sua imagem, havia ingratos que assobiavam, pateavam, insultavam. Um primeiro-ministro não se deve expor a esse desconforto. Bastam-lhe as dores de cabeça da governação – e agora redobradas, que lhe calhou em sorte um semestre de presidência da União Europeia. Continua a pensar com os seus botões: inaceitável questionar em público o líder de um país, mais impensáveis os apupos ao presidente em exercício da União Europeia. Outra vez o respeitinho em acção, agora com o reforço da dimensão geográfica.

É legítima a fuga do primeiro-ministro aos protestos públicos. Por onde passa, ouve as vaias dos descontentes. E eles são uma minoria, mas sobra-lhes a voz amplificada dos holofotes da comunicação social, instrumentalizada para estender o microfone aos descontentes. O primeiro-ministro indigna-se: as sondagens continuam a mostrar a sua popularidade quase intacta e o PS a boiar na confortável maioria absoluta. Prova de que os descontentes são uma escassa minoria. Ele, como penhor dos interesses da maioria, não tem que dar ouvidos às manifestações de minorias sem significado. Tem legitimidade para se furtar ao incómodo de vaias públicas. Um homem tem a sua dignidade própria, a auto-estima que só a ele cabe preservar. Um primeiro-ministro é um homem, tão mortal como qualquer mortal.

Estão enganados os que o acusam de autoritarismo quando dá instruções para a proibição de protestos na enésima inauguração que aformoseia o seu governo. Como estão enganados os que o criticam pela arrogância, por ser incapaz de aceitar uma opinião diferente da sua, por reagir incomodado aos que o confrontam com a dissidência de opinião. Há aqui um travo de ingratidão de um povo que contesta o seu líder. Devia vir ao de cima o recato das pessoas, percebendo as tantas dores de cabeça que governar um país – e agora a União Europeia (ou outra falácia da bem oleada política de comunicação do governo…) – implica. O primeiro-ministro assevera: “não há direito!”.

Acontece às sebastiânicas personagens que se levam muito a sério, demasiadamente a sério. Não, não é o autoritarismo latente que preocupa, com o espezinhar das liberdades que se julgavam garantidas pelo regime. Doentio é o culto de personalidade que respinga a cada instante que passa. Leva à infalibilidade, à certeza empenhada de que tudo o que é feito e dito não merece contradita. Inditosos os pobres de espírito, acabrunhados na mesquinhez que os não deixa alcançar mais longe que um palmo à frente do nariz: desses não há-de rezar a História, para desdita do seu tão enorme ego que se cultiva em magnífica personalidade. Ficarão como vírgulas, e redundantes, nos anais. Insignificantes personagens que se perdem na confusão de espírito e caucionam esbirros que há não muito eram vituperados na sua bufa condição. Um bufo em democracia não é um bufo. E um primeiro-ministro que reprime as vaias dos descontentes é um democrata emérito. Isto dito à exaustão pode ser que formate as mentes, até dos relutantes. E tudo há-de regressar à normalidade.

Sem comentários: