27.12.11

Um liberal é ateu (porque a igreja católica é iliberal)


In http://www.dn.pt/storage/DN/2011/big/ng1518185.JPG?type=big&pos=0
É preciso dar maior prioridade à pessoa, uma ordem económica que acentue o bem comum, vença os individualismos, as desigualdades chocantes, todas as formas de materialismo; [e] que aprenda a dar prioridade aos valores do espírito e não apenas ao dinheiro.” Cardeal-patriarca de Lisboa, mensagem de natal
Estava ocupado com as grafadas no fiel amigo sabiamente demolhado após a cuidada cura de água fervente na companhia dos tubérculos, das cenouras, das couves e dos grelos (se de nada me esqueço). Pelo canto do olho notei que o cardeal-patriarca doutrinava na televisão. A amesendação obliterara o som. Parecia um filme à moda antiga, dos mudos. Só faltavam as legendas entremeando a prédica do cardeal. As legendas vieram no jornal de ontem.
É enternecedor o cuidado com a pessoa, o mesmo com que a igreja católica andou séculos a eito a ostracizar os crentes, a educar na humilhação, no hábito da resignação, na asfixia do livre arbítrio. É comovente a proclamação de uma “ordem económica que acentue o bem comum” – pois não é a igreja que organiza peditórios para templos sumptuosos nem que isso determine menos pão e menos roupa nas casas das tementes famílias que pagam o dízimo? São “chocantes” as “desigualdades”. Também o são quando a igreja apregoa castidade material e depois se banha numa abastança que mete dó. Mas faz sentido que o embaixador do Vaticano convoque os “valores do espírito” em sobreposição ao vil metal. Já não bastava Gaspar (o ministro) rapar o fundo do tacho às empobrecidas gentes, em cima do ministro vem a hierarquia eclesiástica dar para o peditório do empobrecimento. Sobram os “valores do espírito”, que esses não têm preço que os pague. Deve ser o truque para a salvação da humanidade (e da gente lusitana em particular): desprendamo-nos de todos os bens materiais. Quando estivermos nuzinhos, daremos valor ao inestimável capital espiritual que hiberna em nós.
A novidade do costumeiro catecismo natalício televisivo é que não há novidade alguma. Aquilo que o cardeal-patriarca pediu na mensagem aos crentes (e aos incréus, para não haver discriminação) é um programa de intenções iliberal: comando, regras apertadas, liberdades atropeladas, valores objetivos e, suponho, um punhado de gente sábia (com necessárias peias católicas) a determinar tudo isto.
O fiel amigo estava opíparo. Mas as sobremesas passaram-lhe a perna. E a ceia do cardeal, terá sido frugal como mandam os pregões da bíblia?

Sem comentários: