8.7.14

Cabelos dourados

Slowdive, "Golden Hair" (live at Primavera Sound 2014), in https://www.youtube.com/watch?v=kOQ2DObruek
Era a alquimia do sol. Ou uns olhos desenfreados, decantando no olhar a beleza singela, aquela beleza singular que aporta apenas a uns olhos só.
Os cabelos eram dourados. Ao sol, ou sem ser sob a sua tutela. Dourados, sem dúvida, eram-no sob a resplandecência do sol. Diriam todos os olhos outros que perdiam a sua dourada magistratura quando o sol os não ungia. Mas estavam enganados. Eram seus olhares embaciados que não mediam o ouro que se alojava naqueles cabelos. Os raios de sol depunham-se neles e neles se demoravam na eternidade. Até no mais escuro da noite persistiam, dourados. E neles apetecia navegar, mergulhar nas suaves ondas que deles se desprendiam. Pois os cabelos dourados são alimento. São mais do que isso: nutriente tão soberano que dos demais alimentos dir-se-ia poder haver ausência. E neles também se demorava o extasiado olhar singular que os contemplava. Pois por eles se fundava a embocadura do porvir, do tempo vindouro que era a realização de cada dia deposto.
Nos cabelos dourados, o mar devolvia-se na cintilação perene. Não havia vírgulas a separar frases, ou pontos finais que as tornassem finitas. No emaranhado dos doces cabelos dourados, as palavras teciam-se, mágicas e doces, sentidas e profusas, singelas e íntegras, arpões das almas. As mãos enredavam-se nos cabelos dourados e deles extraiam todo o ouro que se enraizava nos dedos. E os dedos, orgulhosos, processavam os diademas que selavam um porvir enlaçado. Nada mais do que os cabelos dourados, bastantes na sua enlevação esplêndida. A cada alvorada os olhos despontavam, arrebatados com os cabelos sempre dourados, ainda que adormecidos. Podiam as horas parecer dias, ou os dias estender-se por sensações de meses, que a ausência dos cabelos dourados era aplacada pela imagem perene deles entre os dedos que os acariciavam.
Não se embaciem as luzes que ornamentam o tempo. Não coalhe o sol. Não percam a alçada as palavras que contam no refrigério das almas. Juntem-se os dedos na combustão sentida. Os olhos uns, e só eles, seguem os cabelos dourados por eles vão. Garantindo que não deixam de ser dourados. Prontos para recolher todo o ouro sem que eles percam o seu dourado magistério. Pois só estes dourados cabelos se renovam.

Sem comentários: