14.11.14

Não há algemas que valham

JP Simões, "Gosto de me drogar", in https://www.youtube.com/watch?v=EpZiRMSs-pc
Não peçam para ser cão de guarda. Não peçam para acenar mimeticamente a cabeça, dizendo sim quando convém e não quando o não for o mote da conveniência. Não peçam para abdicar. Não há lugar para mercar ideias que arrimam ao cais sem selo de garantia. A consciência não deixa. É que, depois, as dores de consciência não atormentam se não quem delas se condói. E eu não gosto de dores de consciência. Prefiro alinhavar as palavras destravadas; ao menos, delas sei soarem a coerência.
Não peçam para adestrar cornucópias escuras se eu gosto é de cores. Não peçam para ser zelador de um lugar por onde campeiam coisas ininteligíveis, que só posso amanhar os laivos da loucura que acometem ao meu ser. Não peçam para ser testemunha das ilusões alheias. Não peçam para ser ornamento de funerais alheios. Não peçam para seguir um guião não feito pelas próprias mãos, não peçam se o guião tirou medidas que são descaminhos dos meus. Não peçam para me trair. E não peçam para meter um freio na descompostura das ideias quando ela sobe à superfície e sobra um olhar virado do avesso.
Não. As algemas são um lugar desconfortável para estar. Elas amarram a vontade. Tornam acintosa a metamorfose contra a vontade. Fazem dos aprisionados um logro de si mesmos. Porque eles sabem que há algemas e devem ser expeditos a delas debandar. Não peçam, pois, para ser fautor das próprias algemas que são a traição a mim mesmo. Prefiro ser dado como desaparecido, prometido ao esquecimento. Não será tão pungente como ser virado do avesso com as pinças da vontade contrariada.
Não me peçam para ser um arremedo do que não sou. E não digam que a vida é um teatro eterno em que representamos papéis do que não somos, papéis que temos de representar porque os papéis que nos são dados são a imagem da possibilidade. Porque, em lavrando semelhante sentença, serei a maior corrupção de mim mesmo, ou apenas uma imagem disfarçada do que sou em mim. A vergonha em pessoa. E essa é uma dor que não quero trazer debaixo do braço.

1 comentário:

Museu Nacional de Soares dos Reis disse...

“It takes Courage to Grow Up…
And become Who You really Are…”

EE Cummings