5.11.14

Cabeça de giz

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPCvYy5GYAFJpVj8qto-8xLK1-8ge9lQHt6XzzqdTkarg8_Kx4dqZ8RZ0yiF7hDlb4Fk4ZFYNauToAUQ6EP7zzoCSjwqJXOlUckvBXU8t9t1VnWOt_uwCwfH_tJqezHeVN9lJF/s1600/sinaleiro.jpg
No cruzamento ao pé dos pastéis de Belém, o trânsito regulado por um sinaleiro. À maneira antiga, a cabeça encimada pelo capacete branco que afunila em direção do cocuruto, a coreografia dos braços levando ao caminho certo os carros que por ali passam.
Era por causa do capacete que, em pequenos, lhes chamávamos cabeça de giz. Parecia a ponta afiada do giz depois de desgastado na ardósia. Olhávamos para o giz na mão da professora e víamos o cabeça de giz que gesticulava freneticamente no cruzamento do Bolhão. O homem suava pelas estopinhas. Mesmo no verão, quando o calor subia aos píncaros (hipótese pouco frequente naquelas terras banhadas pela nortada fresca), o sinaleiro cabeça de giz não se desfazia da farda inteira e continuava a manobrar os braços – e os automóveis em redor – sem deixar mancha no trânsito. Sobravam as manchas de suor que tingiam a camisa com dois tons.
Nós, ganapos inconsequentes, tínhamos diversão covarde: passávamos pelo cabeça de giz e chamávamos-lhe, em tom jocoso, cabeça de giz. O homem entreolhava-nos entre duas suadelas, deixando cair uma pinga de suor que, pudesse ele, era a arma de arremesso contra os militantes da desordem. Um dia, chamamos pelo cabeça de giz e não desatamos a correr dali para fora (como era costume). O cabeça de giz perdeu a compostura, deitou o trânsito dos carros ao abandono e correu atrás de nós. Mas era gordo. Queria bater em nós, mas acabou debruçado sobre as coxas, a deitar os pulmões por fora. Nunca mais importunamos o cabeça de giz.
Hoje, já senhores do volante ao comando de um automóvel, consumimo-nos quando os semáforos (que demitiram os sinaleiros todos) irritantemente descontrolam o trânsito da cidade. Temos saudades dos sinaleiros. Foi preciso vir de visita aos pastéis de Belém para reencontrar o folclore dos sinaleiros. Afinal, não foram todos demitidos pelos semáforos.

Sem comentários: