22.4.21

Cabeça a prémio

Portishead, “Over”, in https://www.youtube.com/watch?v=ZNWm1sN-Tms

Ah! As cabeças gloriosas à espera de prémio. Para elas há caçadores: devem ser ainda mais cabeças do que as cabeças por eles caçados, pois é preciso ter lucidez para descobrir génios e ter um génio ainda maior. 

A cabeça a prémio não está à espera de um coldre que se esvazia à sua passagem. É um naco de inteligência que podia repousar numa cama debruada a folhas de ouro. Respira a quimera que os demais mortais apenas encontram em sonhos remotos. Quando uma cabeça a prémio é descoberta, é a humanidade que avança. 

(A menos que a cabeça a prémio faça jus ao sentido literal da expressão, quando as superiores capacidades são usadas em contravenção com o “bem comum”; nesse caso, está a prémio uma cabeça na linha de abate).

 Mas podem uns abutres adejar sobre o espaço circundante, invejosos que o progresso seja tutelado pelas cabeças a prémio – dissidentes do progresso. Preferem cingir a conspiração às cabeças pensantes que caçam cabeças a prémio. Dizem que é melhor cortar a eito, cercear o mal pela raiz. Para estes abutres, o bem do grupo é o seu mal. Dissidentes da concórdia e do progresso, investem as forças contra as cabeças a prémio e, em primeira instância, contra os que são caçadores de cabeças a prémio. Se eles forem eliminados, não sobra vivalma para descobrir cabeças a prémio.

A cabeça a prémio sabe que não vai ser uma cabeça empalhada. Ele há cabeças a prémio que pertencem a párias que é preciso deter. A cabeça a prémio de que se fala está nos antípodas. É o fermento de um qualquer cometimento contra os contratempos que sobressaltam o grupo. A cabeça a prémio é a caução do avanço que rima com a marcha do tempo. Estando a prémio, deve ser devidamente recompensada. De outro modo, a cabeça sabe que não está a prémio e deixa o seu contributo em adiamento.

Está em falta demonstrar que os caçadores de cabeças a prémio são mais fulgurantes do que as cabeças a prémio. Por que não lhes chamam cabeças a prémio avant la lettre ainda está por explicar. Pois se eles têm o talento para deixar em legado um punhado de talentosos, não serão eles ainda mais talentosos do que os talentosos que descobrem?

Sem comentários: