14.7.11

As mãos trocadas


In http://fc02.deviantart.net/fs5/i/2004/287/b/e/Hands___Compell_by_superkev.jpg
As mãos pareciam mapas enrugados que já não ostentavam a nitidez das estradas desenhadas. Como se tivessem submergido num mau formol, as mãos vieram à superfície descarnadas, esbranquiçadas, frias. Não pareciam as suas mãos. As unhas macilentas vertiam uma sensação baça da existência. Eram aquelas mãos tão frágeis que iam pegar no piano. Essas as mãos de que se esperava uma música cheia de harmonia.
Com a audiência por diante à espera da função, as mãos tremulavam. Podia-se jurar que delas respingava a transpiração que amedrontava. Os momentos que precediam a unção das teclas do piano ecoavam uma eternidade maçadora. Por mais que inspirasse longas golfadas de ar como bálsamo para a apetecida impassibilidade, as mãos continuavam a tiritar no medo apopléctico de que a música soasse à desilusão que a audiência não demandara.
As mãos molhadas deitaram-se ao piano quando a luz sobre o palco se extinguiu lentamente. Agora, só um ténue foco projectado sobre as suas mãos. Olhou as mãos nos instantes que precediam o espectáculo. Os olhos embaciaram-se ao esbarrarem na miragem que à sua frente desfilava. As mãos estavam trocadas, a esquerda no lugar da direita, os polegares na extremidade das mãos. As veias dos pulsos palpitavam o nervosismo inteiro, como se ali tivessem aportado os sobressaltos que apoquentam a lucidez. Aqueles segundos, quando a audiência se recostava à espera das notas harmoniosas dedilhadas pelos seus dedos, eram uma interminável tortura.
Num fôlego final, em coreografia da coragem necessária, as mãos deitaram-se no piano. Os primeiros acordes desfizeram a terrível miragem que embaciara o discernimento. Afinal, as mãos, aquelas mãos que escorriam o suor do medo, não estavam trocadas. Os acordes sucediam-se com a habitual nitidez e a audiência aplaudiu de pé no fim da função. Quando levantou os braços em sinal de agradecimento e depois os recolheu junto do peito, espreitou para a embocadura da camisa e sobressaltou-se. As mãos estavam trocadas.

Sem comentários: