13.2.15

Vamos ao circo

Beirut, “Nantes” (Take Away Show), in https://www.youtube.com/watch?v=R781LDKOVJE    
Manobras circenses. Para entreter o povaréu. Desviando-o do que poderia, talvez, importar. Ou não: pois se nos ensinam, desde que largamos os cueiros, que o circo entretém, começando aí o hedonismo que a santa igreja abjura, deixemos o circo seguir a função mesmo depois de deixarmos de ter idade (a não ser que lá tenhamos de ir mercê das vontades da descendência).
Em tempos imemoriais, o circo era com as feras, devidamente não amestradas, a comerem vivos gladiadores ensossos. A turba, à semelhança dos aficionados das touradas, exultava. Os tempos ficaram modernos e deixámo-nos destas bestialidades. Deixámos de nos comprazer com a morte de gente, passámos a glorificar a morte de animais; um avanço na civilização, decerto. Adulamos outras, mais comezinhas, bestialidades, que não exigem chiça humana trincada por leões esfaimados. Os circos modernos são – e lá vem palavra tributária da modernidade – mediáticos.
Uns exemplos dos circos que estão em cena. Uma senhora, de sua profissão empregada de limpeza, titular de contas bancárias suíças cujos ativos totalizam duzentos e vinte e sete milhões de euros (assim, por extenso, para ser mais categórico). A excitação (sem segundos sentidos) por causa de um filme que está para estrear e que parafraseia um livro que ensina BSDM aos incautos – e que podia ser a salvação de muitos orçamentos familiares, se os varões o lessem e soubessem que a maior fatia de adoradores da obra são desconsoladas mulheres mães de família. Uns ministros helénicos que fazem as delícias de outra estirpe do género feminino, enquanto passeiam o charme casual entre cimeiras de ministros de outros países (esses, tacanhos, teimosos em manter o dress code). Os turpilóquios do mais famoso preso preventivo, que em folhetins ocasionais se vai sabendo (com furos do segredo de justiça) da linguagem cifrada que inventou para as escutas telefónicas não o apanharem nos negócios gananciosos. E as duas mulheres mais desbocadas da seita socialista, feitas inimigas figadais uma da outra, em indecoroso bate-papo nas redes sociais – talvez dando razão ao helénico governo que, de tão progressista e fraturante, hélas, não encontrou nenhuma mulher para ministra.
Quem disse que os circos são uma maçada?

Sem comentários: