14.2.20

A meada dos mitos


Indeep, “Last Night a DJ Saved My Life”, in https://www.youtube.com/watch?v=GtfZbj4J71A&list=RDGtfZbj4J71A&start_radio=1
Dizia o mitómano para o misógino:
Eu sei que tu és homossexual. 
E o misógino, para fazer a vontade ao mitómano e nivelar-se pela sua linhagem, respondeu:
E tu és a pessoa mais honesta que conheço.
O misantropo entrou na conversa:
Também posso dar o meu contribuo para a mitomania reinante e anunciar que gosto de todas as pessoas e eu é que sou o inferno.
O misógino acusou o misantropo de fugir às suas responsabilidades: 
A mitomania não combina com as tuas qualidades. Podes ser misantropo e ser a pessoa mais dedicada à verdade. De outro modo, a tua misantropia não faz sentido.
O misantropo ficou confuso, acusou o toque. A resposta foi ríspida: 
Ao menos, não sou seletivo nos agastamentos, como é o teu caso. De mim pode-se dizer, com toda a propriedade, que sou magnânimo na distribuição das antipatias. Sou, por assim dizer, mais equitativo.
O mitómano não quis ficar à margem do pleito:
Não é conforto que te valha, essa recusa das pessoas. Como podes adulterar a tua misantropia e reclamares uma posição equitativa? Tu detestas todos por igual. Onde está a equanimidade disto?
Antes do misantropo esboçar resposta, o misógino tomou a palavra para, ao mesmo tempo, acudir e atacar o mitómano: 
Tens razão. Mas de pouco te vale essa razão. Ninguém te dá crédito. As tuas trapaças são imagem de marca. Quem saberá se o que dizes corresponde ao que sentes, ou se estás a contar mais uma patranha para alimentar a dissidia entre nós. 
O misantropo suspendeu a querela com o misógino e, em coligação com este, atirou-se ao mitómano, exclamando: 
Ninguém te dá ouvidos! Ou melhor: só te dão ouvidos se escutarem atenciosamente as tuas palavras e delas tirarem a esquadria contrária ao que disseste. A tua verdade está no avesso das palavras que proferes. Mas até no silêncio contas mentiras.
Sentindo-se acossado, o mitómano partiu em sua defesa:
Quem for virgem da mentira, atire a primeira pedra. Mas tenham cuidado, meus caros, tenham cuidado com as vossas cabeças. Suspeito que nenhum de vocês escapa a um traumatismo, pois é muito provável que as pedras caiam sobre as vossas cabeças.
A confusão estava instalada. Depois de muito coloquiarem, o mitómano, o misógino e o misantropo acordaram nas tréguas. A cada um foi dada a palavra, uma declaração final que selava os termos do armistício:
- Misantropo: Declaro que a minha rejeição da sociedade é pusilânime. Aceito a influência do mitómano nesta declaração.
- Misógino: Declaro que a depreciação de mulheres é um fingimento para esconder a minha homossexualidade. Aceito a influência do misantropo nesta declaração.
- Mitómano: Eu prefiro não falar, para não mascarar com a mentira as palavras que viesse proferir. Aceito a influência do misógino e do misantropo nesta declaração.
            Ato contínuo, os três saíram de cena e refugiaram-se numa casa de fados, onde fizeram companhia a uma trupe de toureiros e forcados e fadistas (não necessariamente por esta ordem). Estavam todos no seu habitat natural. O misógino e o misantropo não desconfiavam que o mitómano tinha mentido na sua declaração final.

Sem comentários: