5.2.20

O homem que não virava a roupa do avesso


Faith No More, “Evidence”, in https://www.youtube.com/watch?v=7lvMNLhJrb0
Tinha medo dos avessos. Era como se as coisas como as conhecia fossem mudadas. E a muda era uma incógnita que não conseguia suportar. Um dia, disse a uma amiga que o avesso das coisas era como ficar sem chão sob os pés. Nunca se comprometeu com um precipício se não usasse um arnês.
Toda a sua roupa era como se não tivesse avesso. Cuidava dela pessoalmente, não endossava a tarefa. Nunca olhava para a roupa do avesso porque nunca a virava do avesso. Nunca se interrogou se esta malquerença era por não gostar de ver a pele sem roupas. Não aceitava que houvesse quem fizesse campanha por mudanças significativas das coisas como eram conhecidas. Temia que persistisse um abismo entre as coisas no seu estado anterior e a habituação às coisas reinventadas. Não se sentia à vontade com a ideia de ver o avesso das coisas colado à pele. Entrava em contradição: considerava que o avesso não fora feito para andar à mostra, com o que anuía que o avesso tem a pele como residência inata. Nunca quis responder ao desafio de quem o interpelava para sanar a contradição. Preferia desconversar.
Mantinha que o avesso das coisas pertence à intimidade das pessoas. Ninguém precisa de espiolhar as costuras que são a trama interna das pessoas. Assaltado por esta aversão, alguém advertiu que não estava em causa andar com a roupa do avesso. Tratava-se de devolver a roupa ao avesso antes de ser lavada, por exemplo. Ou da irrelevância de ter o avesso da roupa à mostra quando é arrumada nas gavetas. Não concordava: era uma questão de método; o avesso foi inventado para andar em coabitação com a pele, não fora feito para andar à mostra. Que se falasse de estética, ou dos termos pragmáticos em que as roupas são fabricadas. Há sempre um avesso. Destinado a andar escondido dos olhos outros. E dos próprios também.
Um certo dia, foi de ir de viagem até Montevideu. Distraído, ou apenas desconhecedor da geografia, não deu conta que estava no avesso do mundo. Assim andou, de avesso, durante uma semana inteira, a tratar de negócios. Quando chegou, vestiu a roupa do avesso durante um mês inteiro. Sem dar conta.

Sem comentários: