12.1.21

Dos usos da casaca

The Limiñanas (ft. Emmanuelle Seigner), “Shadow People”, in https://www.youtube.com/watch?v=CWdeZ4l6xtI

A casaca tão apessoada, vitrina de elegância, sino da solenidade que uma ocasião exige. É a casaca de grilo, com a sua extremidade afunilada a pender pelas pernas abaixo, entrecortada como se fizesse lembrar a cauda de um grilo. Possivelmente os argonautas da moda, quando conceberam a casaca, fizeram esta associação de ideias: o grilo é um bicho nobre e a casaca para os solenes ensejos deve replicar a solicitude do grilo. Se não foi esta a associação de ideias, fico sem saber o que ditaram as sinapses dos argonautas da moda.

Os diplomatas usam a casaca nas vernissages. Os maestros ostentam a sua sumptuosidade a meias com uma casaca de grilo. Há bailes de gala que obrigam os varões a introduzir o torso numa vistosa casaca. Não se sabe se os cobradores de fraque visitam a amedrontada clientela usando estas casacas; não é provável, a moderna versão do cobrador de fraque não leva a expressão à letra, por ser necessário empregar argumentos persuasivos que se socorrem da razão da força, ambiente incompatível com a solenidade da casaca (a casaca seria um estorvo para a função musculada dos cobradores de fraque). 

Mas a casaca também serve para ser cortada. É passatempo da predileção de muita gente. Não podem ver uma casaca e dão o seu melhor para a esfarrapar de cima a baixo. São meticulosos a cortar na casaca: são penhores de uma destrutividade construtiva (ou será um construtivismo destruidor?). Dir-se-ia serem opositores de um certo escol que se faz passear na linhagem de uma casaca. Serão tenazes defensores da igualdade, cortando a esmo as casacas daqueles que as envergam para os nivelar pelo entristecimento dos que não a conseguem vestir. E ainda há quem abjure os cortadores de casacas.

Ser cortador de casacas é uma empreitada espinhosa. É preciso saber por onde começar; como terçar o corte para a casaca se ir desfazendo sem remédio; no exercício da função, o cortador de casacas deve ser implacável: não pode deixar pedra sobre pedra, desfazendo tudo a pó. Há quem diga que são o pior inimigo que se pode ter. Os cortadores de casacas exercem pela calada. Os que trazem uma casaca vestida, depressa dão conta que ela se esfiapou e, talvez, só sobre a nudez. E a nudez não é coisa de se passear em público.

Sem comentários: