7.1.21

& inteligência limitada

Idles, “War”, in https://www.youtube.com/watch?v=BLcM3fq6Quk

(Subsídio para uma contrição)

Não são iguais os alvéolos que tecem a fábrica do pensamento. Não são iguais essas capacidades (e contra esta desigualdade nunca poderão os teólogos da igualdade à força). Para duas pessoas, não são de igual dotação as sinapses que preenchem os espaços vazios entre dois acontecimentos. Não são iguais os capitais de inteligência. Uns prosperam na inteligência. Outros são-lhe eunucos, alguns em larga medida. Alguns disfarçam quão apedeutas são. 

O que deve ser proscrito são os juízos de valor que têm a desinteligência como apuramento. A jactância não é digna de quem se proclama inteligente por oposição ao néscio menoscabado. Motejar a ignorância alheia não é prova de inteligência; aproxima o seu fautor da ignorância que tanta espécie lhe causa. Quem é ínscio por ato volitivo?  

Os que nos achamos contemplados com uma (pelo menos) dose moderada de inteligência devíamos bater no peito pelas (certamente) muitas vezes que escarnecemos dos ignaros. Fizemo-lo para os apoucar. Não logramos saber que caíamos no mesmo plano raso. E não reparávamos que, como em tudo na vida, estamos inseridos numa escala. Há os que são mais inteligentes do que nós. Pela mesma medida que aplicamos aos apedeutas, os sobredotados podem troçar de nós, não nos admitindo no escol dos inteligentes. Se tomamos conhecimento do ultraje, podemos ser tomados pelo desconforto em que colocamos os que desdenhamos por os consideramos néscios. 

Uma vírgula pode fazer a diferença numa oração. Se quisesse criar uma empresa para fazer jus à inteligência dos sócios, podia chamar à sociedade “qualquer coisa & inteligência limitada” (sendo a inteligência o atributo a que os sócios queriam dar relevo no nome da sociedade). Seríamos, sócios da dita sociedade, julgados pela literalidade da denominação social, ou ser-nos-ia dado o desconto próprio de que são credores os distraídos? Sem a vírgula a estabelecer a distância entre “inteligência” e “limitada”, a designação mostraria o contrário do pretendido.

E ainda há quem não acredite que o diabo está nos detalhes. Louve-se-lhes a supina inteligência.

Sem comentários: